Medidas em meio à crise para o agronegócio não parar, por Debora Rocha

Muitas mudanças são necessárias no setor do agronegócio, principalmente em relação a novas maneiras de encarar o mercado

Continue depois da publicidade

Por Debora Espindola Campista Rocha, advogada do MLA– Miranda Lima Advogados

Os tempos atuais retratam um cenário baseado em fatos incertos, causados pela presença da Covid-19.  Especialistas relatam muitas mudanças necessárias no setor do agronegócio, principalmente em relação a novas maneiras de encarar o mercado, priorizando a logística como principal aliada para dar continuidade no abastecimento dos principais alimentos.


O coronavírus tem provocado a paralisação de atividades econômicas no mundo, refletindo nas cadeias produtivas de suprimentos e no comércio exterior, no que tange ao setor de importação e exportação. Assim, vários países intensificaram as medidas restritivas, fechando as fronteiras para tentar frear a propagação do vírus. Essa atitude vem aumentando os prejuízos no setor do Agro, mas, qual seria o equilíbrio entre a prevenção e a continuidade na produção e no abastecimento de alimentos, em razão da sua essencialidade?

O isolamento está definido como a medida de prevenção mais eficaz no momento, de acordo com o Ministério da Saúde. Aderindo às recomendações dos especialistas em saúde, o produtor rural passou a priorizar o contato online com fornecedores, intensificando a ausência da compra física em armazéns, o uso de aplicativos, presença de sistemas instalados realizando o envio de procedimentos atualizados, controles realizados de forma remota, com fotos e compartilhamento de vídeos, evitando assim a propagação do vírus e preservando a sua segurança. As tecnologias presentes no campo são as principais aliadas na prevenção e na continuidade da produção.

Objetivando garantir o abastecimento dos alimentos e a produção a todo vapor, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) intensificou seu programa de abastecimento de alimentos para não faltar à população o essencial, mesmo diante da pandemia. O governo federal também confirmou a aplicação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar, com a política da garantia de valores mínimos para os produtos pertencentes à sociobiodiversidade (PGPM-BIO), assim priorizando o pagamento de subvenção para as famílias extrativistas, sendo o contato realizado por e-mail ou telefone, e mantendo a comercialização também para pequenos agricultores.

Um dos setores mais importantes nesse momento é o econômico, onde o agronegócio precisa permanecer como o impulsionador do país no que tange ao PIB, que mantinha um caráter de progresso antes da entrada da Covid-19. Nessa linha, a política existente autorizou os bancos a flexibilizarem as regras das letras de crédito do agronegócio, no intuito de ampliar o volume de recompra de letras financeiras de emissão de 5% para 20%, de modo que grandes produtores possam atender a demandas por liquidez no mercado, e com isso, expandir sua concessão de crédito, dando mais liberdade e impedindo os prejuízos causados por uma safra sem comercialização tanto na importação quanto na exportação.

O grande desafio não só do Brasil, mas de todos os países perante a permanência do coronavírus é intensificar todas as medidas possíveis, no intuito de minimizar os impactos causados, sendo, para o dia-a-dia dos produtores: a escala de revezamento dos empregados, evitando assim a aglomeração; e a utilização dos equipamentos de proteção individual, agindo em conjunto com a higienização pessoal e local. Já no setor econômico, há o programa de flexibilização de créditos para o capital continuar a girar, de modo que a cadeia produtiva possa continuar dando foco no abastecimento de alimentos, e sendo um setor essencial para todo um povo, continue, principalmente, priorizando vidas em primeiro lugar. Afinal, o Agronegócio não pode parar.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: