Menu
Menu

Mesmo com eventuais quedas, estamos no ciclo de alta na pecuária

Consultor Ari Lacôrte destaca os símbolos da alta da arroba do boi gordo em plena safra

A @ do boi gordo acumula alta de 1,11% no mês de abril (Cepea, 12 de abril). O fenômeno de alta em plena safra traz vários símbolos, vamos lá:

1. Oferta agregada curta diante de uma demanda agregada mais firme, somando-se a capacidade dos pecuaristas “brigarem” com frigoríficos, pois as pastagens ainda estão boas; logo, segurar o gado, porteira adentro, não é caro

2. As exportações de carne bovina, apesar da forte queda do preço da carne brasileira no mercado de Hong Kong (Portal DBO), mantêm a pressão pela Demanda Agregada por boi gordo. Salvo ruídos com o mercado “árabe”, esta tendência pode ser de longo prazo.

3. Com uma certa surpresa, algumas fontes registraram um discreto aumento na Demanda Agregada doméstica por carne bovina, também fator de pressão pela Demanda Agregada pelos frigoríficos por boi gordo.

4. O abate de vacas parece ter entrado em novo modelo. É bem provável que o rebanho de matrizes no Brasil esteja se ajustando para um padrão de 70 a 75% de colheita de bezerros por vaca/novilha.

5. Não há dúvida, entramos num ciclo de alta de preços na pecuária de corte, que se caracteriza por preços em ascensão, com quedas no curto prazo, mas com horizonte longo, de 3 anos em média, caracterizando o Ciclo de Preços já definido na literatura há mais de 30 anos. É um fenômeno da biologia da produção. Com muita tecnologia e um pouco de sorte, a produção de uma carcaça padrão mundial leva, da concepção ao abate entre 2 e 3 anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.