Meteorologia alerta para chuva persistente em regiões de Santa Catarina

Desde a manhã de segunda-feira a chuva não deu trégua no Estado
Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira (22/1) um aviso meteorológico de chuva persistente no estado. O comunicado ressalta que há risco de alagamentos e deslizamentos especialmente nas regiões do litoral e do médio e baixo Vale do Itajaí. De acordo com o órgão, o clima é provocado por forte convergência de umidade no estado.

Desde a manhã de segunda-feira (18) a chuva não deu trégua em Santa Catarina. Nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva tem sido mais persistente, com totais elevados de 100 mm a 170 mm, quase o esperado para todo o mês de janeiro no Planalto Norte e praticamente a metade da chuva esperada nas demais regiões. Houve registro de alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado.

Segundo o governo do estado, nas demais regiões, os valores de chuva foram menos significativos.

A chuva está sendo causada por forte convergência de umidade no estado, associada a um cavado (área de baixa pressão) e à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente).

A previsão é que para o fim de semana o sol apareça entre nuvens na maioria das regiões, e a chuva ocorre mais em forma de pancadas na tarde e noite (típicas de verão). No entanto, o sistema de meteorologia não descarta a possibilidade de temporais localizados.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.