Leite: microminerais orgânicos potencializam produção

Minerais auxiliam na imunidade, reprodução e desempenho dos animais

O desempenho dos bovinos está diretamente relacionado à capacidade genética e aos nutrientes absorvidos na dieta. Mas nem sempre a alimentação oferece quantidade suficiente de minerais para atender às exigências do animal. Nesse caso, a suplementação com o uso de microminerais orgânicos pode ser a solução. Segundo pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia, em parceria com a Alltech, essa inclusão pode aumentar a produção de leite em até 1,7l/dia.

Segundo o gerente de bovinos de leite da Alltech, Daniel Lobato, a utilização de microminerais orgânicos influencia em três importantes áreas: imunidade, reprodução e desempenho. “No caso da imunidade, pode-se perceber por meio da contagem de células somáticas. Na reprodução, é possível perceber que as vacas retornam ao silo mais rápido e a taxa de concepção aumenta enquanto que no desempenho ocorre aumento na quantidade de leite produzida”, afirma.

Por isso, o acompanhamento e as análises de deficiência são essenciais durante a formulação de misturas minerais para bovinos. Além disso, pesquisas têm demonstrado que existe maior biodisponibilidade desses nutrientes na forma orgânica quando comparados aos minerais inorgânicos, o que gera redução significativa da excreção de minerais na natureza, resultando em economia e bem-estar animal. Como exemplo, existem estudos que verificaram que o zinco na forma orgânica favorecem o fortalecimento do casco. “Quanto mais problema de casco a vaca tiver, menos vai se alimentar, diminuindo a produção. Com a grande exposição do gado ao barro e a ambientes contaminados, a resistência é um dos fatores importantes para a produtividade”, ressalta Lobato.

De acordo com o especialista, mesmo sendo consideravelmente novo no mercado, os produtores têm visto, na prática, os resultados. “As pesquisas estão ficando cada vez mais consistentes e isso é essencial na hora de definir qual é a dieta adequada utilizando os microminerais orgânicos”, destaca.

Fonte: Assessoria

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: