Mineralização injetável no controle do balanço energético negativo em vacas leiteiras

Deficiência nutricional causa queda na produção leiteira e aumento da predisposição a doenças metabólicas

O Balanço Energético Negativo é a situação na qual os animais demandam quantidade de energia maior do que aquela que é adquirida pela dieta. Esse processo, que promove diversos prejuízos nos rebanhos, ocorre com maior frequência em vacas leiteiras no período de transição, compreendido entre as três semanas antes, até as três semanas após o parto (GRUMMER, 1995).

Nesse período há um aumento da necessidade nutricional em torno de 30% no final da gestação e mais de 70% no início da lactação, persistindo até 12 semanas. Embora essas alterações sejam comuns em vacas leiteiras de alta produção, elas afetam de forma negativa o desempenho produtivo dos animais, causando queda na produção leiteira e aumento da predisposição a doenças metabólicas. As doenças metabólicas mais comuns são cetose, lipidose hepática e hipocalcemia (GONZÁLEZ & SILVA, 2006; DRACKLEY, 1999; INGVARTSEN, 2006; MULLIGAN et al., 2006).

A exigência de minerais durante o período de transição também é maior, com destaque ao Cálcio, Fósforo e Magnésio. Quanto ao Fósforo, desempenha funções importantes no organismo animal, dentre elas o crescimento e diferenciação celular, aceleração do metabolismo energético, composição dos ácidos nucleico (DNA e RNA), entre outras (GONZÁLEZ & SILVA, 2006). A suplementação de Fósforo às vacas leiteiras pode ser feita por via oral ou injetável, sendo a primeira mais rápida e eficaz.

O Butafosfan injetável é um derivado orgânico do Ácido Fosfórico, excelente fonte de íons Fosfato, fundamental para diversas reações do organismo. Dentre suas principais funções, destaca-se o incremento da produção de energia pelas células e a redução das reações metabólicas de estresse (HUBER, 2003; CUTERI, 2008; CUTERI, 2007; DENIZ, 2008). Associado ao Butafosfan, pode-se utilizar a Vitamina B12, que potencializa a ação energética do Fósforo, agindo como cofator enzimático da enzima metilmalonil-CoA mutase, enzima muito requisitada nas vacas leiteiras (GRAULET et al, 2007; GIRARD & MATTE 2005).

Para obter as referências utilizadas na confecção da matéria ou para saber maiores detalhes sobre o tema entre em contato com o autor (eduardorezende@jasaudeanimal.com.br).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pocket
Pocket

Conteúdo relacionado:

Sobre o autor

Menu

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Cédula Imobiliária Rural

Produtor rural necessita ficar atento ao dar garantias de imóveis em operações de crédito rural, seja custeio ou investimento

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

Fechar Menu
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: