Menu
Menu

Minerva Foods vê aumento das exportações em 2019

Empresa espera abertura do mercado indonésio e habilitação de novas plantas para a China em 2019

A Minerva Foods, empresa brasileira com o título de maior exportadora de carne da América do Sul, está otimista com o mercado mundial de carne bovina – principalmente para o Brasil. De acordo com Fabiano Tito Rosa, gerente de vendas da companhia, há forte expectativa de que o Brasil retome as exportações para EUA, habilite novas plantas para a China e consiga a abertura do mercado indonésio.

“Estou otimista com exportação e acho que esse ano vai ser um ano de exportações fortes”, afirmou Rosa ao Portal DBO, na sede da empresa em Barretos, SP, ao se dizer confiante com o pragmatismo do novo governo, apesar das polêmicas geopolíticas que assustaram o setor no início do ano. “Acho que o governo vai ser pragmático nesse ponto e não vejo nenhum risco de fechamento de mercados. Acredito que o governo vai trabalhar para reabertura de mercados e para a habilitação de novas plantas para vendas à China”, disse.

No caso da China, país que foi destino de cerca de um quarto das exportações da Minerva no terceiro trimestre do ano passado (ocupando o lugar que um dia foi da Rússia), Rosa acredita que a habilitação de novas plantas deve ter forte impacto no curto prazo para a oferta e demanda interna. A mesma avaliação é feita no caso da Indonésia, país que exige cortes halal, técnica de abate exigida pelas nações muçulmanas e atualmente dominada pelo Brasil. Já para os EUA, o gerente de vendas da Minerva acredita que a reabertura gere impactos de longo prazo.

“Os EUA, no longo prazo, são estratégicos porque são uma vitrine. É um país com uma exigência muito alta e, se você atende os EUA, os outros países encaram você com outros olhos”, explica Rosa. Segundo ele, a indústria brasileira de carnes já tomou as medidas necessárias para evitar os problemas que levaram à suspensão da autorização para as importações de carne brasileira em julho de 2017, como a redução da dose da vacina contra a aftosa, que teria sido causa dos abcessos encontrados em partidas do produto.

“Já foi montado um protocolo e um procedimento com os frigoríficos para evitar esse tipo de problema de novo. Então a gente tem bastante segurança de que esse mercado pode ser reaberto e que vamos atende-lo sem problemas”, observa o gerente da Minerva.

Outra iniciativa divulgada pelo gerente do Minerva para aprimorar a qualidade da carne exportada pela empresa é a do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), iniciado em parceria com a Phibro Animal Health junto a cerca de 100 pecuaristas. O programa busca premiar produtores que consigam entregar bois terminados com índices de qualidade que cumpram requisitos de idade, PH da carne e cobertura mediana de gordura.

“O PEC é muito importante pra gente conseguir avaliar corretamente o que está sendo entregue na indústria e o que cada perfil de carcaça devolve de resultado pra gente conseguir fazer os ajustes necessários tanto para orientar o produtor para atender os principais mercados quanto no nosso modelo de precificação”, ressalta Rosa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho