Mapa reafirma paralisação de vendas de carne em ‘4 de setembro’ para China

Divulgação equivocada de ofício internofoi o estopim para uma ‘nova’ recomendação de paralisação de vendas ao país asiático; OUÇA depoimentos de analistas sobre o assunto 🎧

Continue depois da publicidade

O mercado do boi ficou atônito na manhã dessa quarta-feira (20/10) após a circulação de notícias de um ofício-circular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em suspender a produção de carne para a China, nos frigoríficos habilitados à exportação ao país asiático.

No entanto, tudo não passou de um mal-entendido, segundo explica o Mapa, em nota encaminhada ao Portal DBO:


“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que, ao contrário do que tem sido noticiado, a certificação de carne e produtos bovinos destinada à exportação para a China está suspensa desde o dia 4 de setembro de 2021, por decisão do governo brasileiro, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os dois países. Não há, portanto, nova orientação sobre a suspensão da produção”, diz a pasta, em nota.

“O equívoco que vem sendo propagado se deve à presença desta informação – a suspensão da produção – em ofício-circular destinado aos chefes de serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (documento interno, portanto). O ofício atende a um pedido formalizado pelo setor produtivo e autoriza a estocagem, por 60 dias, de produtos destinados à China, já em contêineres, produzidos antes de 4 de setembro”.

Recomendação nem fazia sentido

Como se trata apenas de uma formalização da paralisação sobre as vendas a partir de 4 de setembro e não de um “novo pedido” de paralisação, a reação foi de estranheza da repercussão da medida para alguns analistas, pois, de fato, o comércio do boi já estava paralisado desde o dia 4 do mês passado.

“O gado já não estava sendo mais abatido para o destino China. Ninguém estava comprando ou abatendo gado para lá. O mercado realmente está parado. Não há efeito prático sobre essa decisão”, diz Hyberville Neto, médico veterinário e consultor de pecuária da Scot Consultoria, de Bebedouro (SP).

OUÇA a análise de Hyberville Neto, da Scot Consultoria

Lygia Pimentel, médica veterinária, economista e CEO da consultoria Agrifatto, de São Paulo (SP), também concorda com a análise de Neto e acrescenta:

“Isso reforça a dificuldade diplomática que nós estamos tendo para reverter esse estado de coisas. O principal efeito é mais uma tentativa de pressão sobre a arroba, jogando os preços mais para baixo”, diz.

Uma luz no fim do túnel

Para Lygia, a confiança é que esse próprio movimento ajude a aumentar os preços no futuro.

Segundo ela os negócios podem se estabilizar nos patamares de R$ 250/@ a R$ 270/@, e poderão se aquecer com a uma futura falta de animais.

“Quando o preço cai muito, o produtor para de colocar boi no confinamento e lá na frente vamos sentir a falta desse boi e aí que os preços poderão voltar a se aquecer”, diz Lygia.

OUÇA a análise de Lygia Pimentel, da Agrifatto

VEJA TAMBÉM

Carne bovina: demora na reabertura das vendas à China pode ser manobra de renegociação, avaliam economistas

Pecuaristas falam como está sendo vender boi sem o ‘fator China’; OUÇA 🎧

DBO Entrevista | 30 dias sem a China

Ministra propõe em carta à Gacc tratar pessoalmente de embargo chinês à carne bovina

Faesp pede mais esforço diplomático para retomar venda de carne à China

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: