Menu
Menu

Ministra da agricultura inicia hoje viagem de 16 dias à Ásia

Com passagem por Japão, China, Vietnã e Indonésia, missão visa discutir exportação e investimentos em infraestrutura

A ministra da agricultura Tereza Cristina inicia hoje sua viagem oficial de 16 dias por países da Ásia. Com passagem por Japão, China, Vietnã e Indonésia, a missão visa discutir exportação de produtos brasileiros e investimentos em infraestrutura.

“Vou à China, ao Japão, que está ávido por nossos relatórios para abrir mercado para nossa carne in natura. Depois irei ao Vietnã, que tem interesse em frutas, gado em pé, soja e milho”, disse a ministra, na abertura da Agrishow, no último dia 29, em Ribeirão Preto (SP).

Arte: Mapa/Divulgação

A visita causou polêmica na última semana, quando o Ministério da Agricultura divulgou a lista de frigoríficos brasileiros a ser apresentada aos importadores chineses. Após problemas com o surto de peste suína africana, a China tem dado sinais de que aumentará a demanda por proteína animal este ano.

“É uma boa oportunidade para o Brasil se colocar, já temos grandes rebanhos de aves, bovinos e suínos. Temos espaços para colocar nossas proteínas à disposição do governo chinês, mas para isso temos de ter estratégia, conversa”, destacou  Cristina. Segundo o Mapa Brasil tem 79 plantas de frigoríficos com possibilidade de serem habilitadas para exportar para a China.

Frigoríficos menores, contudo, têm criticado a exigência de autorização de exportação para a UNião Europeia para constar na lista a ser entregue às autoridades chineses. De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a medida tende a concentrar ainda mais a participação de mercado de grandes empresas do setor.

Além da ampliação das importações de proteína animal, o Brasil também deve tratar com as autoridades chinesas da exportação de produtos de organismos geneticamente modificados, suco de laranja, novas tecnologias, melão, status sanitário de produtos brasileiros e possibilidade de habilitação de frigoríficos e empresas de lácteos.

No Japão, a ministra pretende discutir a abertura de mercado para material genético, abacate, estabilizantes, extrato de carne e carnes bovinas. No Vietnã e na Indonésia, a ideia é abrir mercadopara a venda de bovinos vivos, farinha e melão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Produtores já estão testando novo modelo de produção de novilhas

A Agropecuária JBJ, de GO, e a Fazenda Rancho Fundo, do MS, suplementam as fêmeas desde bezerras para desafiá-las na IATF aos 13-14 meses.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

“Precocinhas” Nelore no confinamento

Os sistemas de produção de novilhas precoces também abrem caminho para a engorda dessas fêmeas para venda bonificada a programas de carne de qualidade.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Novilhas Nelore sob holofotes

Elas são as novas estrelas da pecuária, graças aos avanços em precocidade com prenhez aos 13-14 meses, e valorização nos projetos de carne gourmet. Agora, elas também são objeto de pesquisa da Apta-Colina para o desenvolvimento de sistema específico de produção, a exemplo do programa do Boi 7-7-7.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho