Morre aos 83 anos o pecuarista Manoel Dantas Vilar Filho, o Manelito

Nascido em Taperoá, na Paraíba, e primo do escritor Ariano Suassuna, Manelito foi um dos nomes mais respeitados da agropecuária do Nordeste


O pecuarista e engenheiro Manuel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito Dantas, faleceu aos 83 anos nesta terça-feira, 28 de julho, Dia do Agricultor, em Campina Grande, após complicações de uma cirurgia para a retirada da vesícula.

Nascido em Taperoá, na Paraíba, e primo do escritor Ariano Suassuna, Manelito foi um dos nomes mais respeitados da agropecuária e da agroindústria do Nordeste, sendo pioneiro na introdução do zebu na região, além de grande incentivador das pesquisas dos rebanhos de ovinos e caprinos do Cariri paraibano.

Em nota, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC), lamentou a morte de Manuel Dantas Vilar Filho e decretou luto oficial por três dias. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) também se manifestou em solidariedade aos familiares e amigos, lamentando profundamente a perda.

Segundo a entidade, Manelito era associado da ABCZ desde 1982, e participava dos principais programas de melhoramento genético da entidade, incluindo o PMGZ Leite Max. Em reconhecimento a grande contribuição para o setor, foi homenageado pela entidade em 2014, com o ‘Mérito ABCZ’.

 

Ele residia na Fazenda Carnaúba, em Taperoá, onde se dedicou por mais de 40 anos às criações de bovinos Guzerá e Sindi puros de origem registrados, Curraleiro Pé Duro, ovinos deslanados e caprinos leiteiros de raças nativas, como Parda Sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana Azul, Repartida, Canindé, Marota, Murcianas (Pretas e Caobas) e Biritingas.

A propriedade, atualmente capitaneada por seus descendentes, é considerada um modelo de sistema de produção para o semiárido nordestino e referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. Além da qualidade de seus animais, a Fazenda Carnaúba é conhecida pela produção de queijos finos, que por três anos consecutivos se destacaram no Prêmio Queijo Brasil, além de premiações internacionais.

Criado em 2012, o “Dia D da Fazenda Carnaúba” – a maior mostra de caprinos e ovinos nativos do país – integra desde 2019 do Calendário de Eventos Turísticos da Paraíba. O evento reúne atividades culturais, comércio de animais, palestras sobre produção, manejo e venda de equipamentos e insumos; por conta da pandemia do coronavírus, a edição de 2020, realizada entre os dias 24 e 26 de julho, foi 100% digital.

Manelito, que era viúvo, deixa cinco filhos e dez netos. Segundo informações de familiares, o sepultamento será às 9h desta quarta-feira, 29 de julho, no município de Taperoá.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.