Menu
Menu

MT eleva exportações de gado vivo para o Norte e Nordeste

Vendas para PA, RO e BA registraram crescimento de 53% em 2018 na comparação com o resultado de 2017

Em seu mais recente relatório, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) chama a atenção para o crescimento das exportações de bovinos em pé do Mato Grosso para os Estados do Norte e Nordeste, citando Pará, Rondônia e Bahia.

Em 2018, esses três Estados receberam, juntos, em torno de 85 mil animais vivos, crescimento de 53% em relação ao resultado registrado em 2017, de 55,6 mil cabeças, e quase três vezes acima da quantidade observada em 2016 (30,6 mil unidades), aponta o Imea.

Individualmente, o Pará foi o que mais aumentou suas compras de animais vivos do Mato Grosso em termos percentuais devido, sobretudo, ao fortalecimento das vendas para a Turquia, um grande importador de gado vivo do Brasil. No ano passado, o Estado do Norte do País adquiriu 32,7 mil cabeças do Mato Grosso, um avanço de 74% sobre 2017 (18,8 mil cabeças).

No entanto, em 2018, Rondônia foi o principal comprador de animais em pé do Mato Grosso, adquirindo 44,2 mil cabeças, um crescimento de 42,5% sobre o montante verificado no ano anterior, de 31 mil cabeças. A Bahia comprou 8,1 mil animais vivos do Mato Grosso no ano passado, ante 5,8 mil em 2017.

Segundo a equipe de analistas do Imea, contudo, por ora não se pode dizer que as exportações de animais em pé sejam significativas a ponto de influenciar na disponibilidade do mercado de boi gordo no Mato Grosso, uma vez que equivalem apenas a 3% da produção do Estado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.