ACNB anuncia 32 etapas da 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade

Além das etapas nacionais, o Circuito Nelore de Qualidade 2022 já promoveu duas etapas internacionais, ambas na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anuncia o calendário da 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Neste momento, já estão confirmadas 32 etapas para a disputa dos campeonatos de 2022.

A primeira delas acontecerá em 30 de junho, na unidade da Friboi em Rio Branco (AC). Nestas etapas, o Circuito passará por 10 estados brasileiros, mas ainda devem ser confirmadas avaliações em outras regiões até o fim deste ano, quando os vencedores serão premiados.

“É fantástico realizar mais uma edição deste campeonato tão simbólico para a pecuária e, particularmente, para a raça Nelore. Afinal, estamos contribuindo para alavancar a qualidade da carne nacional, que já é alta, fruto de um trabalho de excelência realizado pelos produtores brasileiros. Além disso, as etapas de avaliação representam uma forma de prestigiar todo o potencial da raça Nelore em nosso país”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Nosso desejo é de que a cada ano tenhamos mais pecuaristas participantes, mais animais avaliados e mais etapas nacionais e – agora – internacionais, a exemplo das duas realizadas na Bolívia, que serão contabilizadas separadamente do resultado brasileiro e representam a ampliação do trabalho de valorização da carne Nelore na América Latina. Quanto mais o Circuito Nelore de Qualidade avança mais a raça e os neloristas ganham. Com isso, podemos alcançar uma pecuária cada vez mais forte, produtiva e qualitativa”, ressalta Nabih.

Além das etapas nacionais, o Circuito Nelore de Qualidade 2022 já promoveu duas etapas internacionais, ambas na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra.

A primeira aconteceu em 21 de fevereiro e avaliou 335 animais. A segunda foi realizada nos dias 6 e 7 de junho e avaliou 704 animais. Com a coordenação da Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu), a Bolívia receberá ainda a terceira etapa do Circuito naquele país, que acontece em 31 de outubro, no frigorífico Fridosa – que também sediou as duas etapas anteriores.

A ACNB informa que mais etapas internacionais podem acontecer neste ano, pois há conversas avançadas para parcerias com outros países da América do Sul.

Campeonato de pais identificados – Um dos destaques da ACNB para 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado.

O campeonato tem como objetivo a reunião de dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.

O vencedor da primeira edição desta competição, lançada em 2021, foi a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS), com lote de machos filhos do reprodutor Okinawa do SNI (SNI9407), participante da 16ª etapa do Circuito 2021, realizada em Naviraí (MS).

Confira as datas das 32 etapas confirmadas
(Fonte: ACNB)

30 de junho – Friboi – Rio Branco (AC)
19 de julho – Friboi – Diamantino (MT)
28 de julho – Friboi – Porto Velho (RO)
02 de agosto – Friboi – Goiânia (GO)
04 de agosto – Friboi – Mozarlândia (GO)
09 de agosto – Friboi – Água Boa (MT)
19 de agosto – Friboi – Confresa (MT)
23 de agosto – Friboi – Barra do Garças (MT)
25 de agosto – Friboi – Pedra Preta (MT)
26 de agosto – Frisa – Colatina (ES)
30 de agosto – Friboi – Araputanga (MT)
08 de setembro – Friboi – Nova Andradina (MS)
20 de setembro – Friboi – Alta Floresta (MT)
22 de setembro – Friboi – Araguaína (TO)
27 de setembro – Friboi – Ituiutaba (MG)
29 de setembro – Friboi – Iturama (MG)
04 de outubro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
06 de outubro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)
13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)
14 de outubro – Friboi – Marabá (PA)
18 de outubro – Friboi – Naviraí (MS)
20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)
21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
25 de outubro – Friboi – Lins (SP)
27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)
08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
24 de novembro – Friboi – Campo Grande (MS)

Fonte: Ascom ACNB

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.