Neloristas criam nova associação de criadores da raça

Grupo planeja resgatar um modelo de julgamento animal com mais avaliações funcionais

Um grupo de neloristas anunciou a criação da Associação do Nelore Brasileiro (Aneb). A proposta é resgatar a pista como referência na seleção da raça.  Estão à frente desse movimento pecuaristas como Paulo Leonel, diretor do grupo Adir, com fazendas em São Paulo e Goiás, e Fernando Zamora, da fazenda Brasil, no Acre, presidente da entidade. Segundo o grupo, falta na pista de julgamento das exposições uma análise mais acurada das características raciais e funcionais. Isso ocorreu nos últimos anos em função da “panaceia” dos números dos programas de melhoramento, sem a devida atenção a esses atributos. “A pista precisa voltar a ser o que era no passado”, afirma Leonel, diretor comercial a Aneb. “Nós precisamos de um animal com peso, padrão e equilíbrio.”

A associação recém-criada já oficializou a sua primeira exposição agropecuária em 2019. A Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), encerrada em 8 de dezembro, reuniu cerca de 100 animais no interior de São Paulo. Os criadores presenciaram um novo modelo de julgamento, que, entre outras mudanças ampliou a idade dos animais. A nova entidade preconiza que machos e fêmeas podem participar de avaliações de pista até os 82 meses. Até essa idade, seria possível acompanhar toda a potencialidade do animal. Atualmente, o limite para a pista são 30 meses para os machos e 42 meses para as fêmeas.

Continue a leitura após o anúncio

Para o grupo de criadores, a mudança visa poupar os animais na idade jovem. Forçar seu desenvolvimento de forma acelerada pode levar um animal a alcançar a fase adulta com aprumos tortos e inférteis, por exemplo. Outras características que voltam a ter peso, para a Aneb é um rigor mais apurado na avaliação de umbigo, habilidade materna, fertilidade e peso de abate ideal tendo medida o gado criado em regime de pasto.

Levando animais à Emapa os criadores Maurício Ianni, João Batista Andrade, José Ricardo Renato, Guto Junqueira e Adir do Carmo Leonel. A entidade, de acordo com Paulo Leonel, possui 40 membros.

Obs: O texto acima foi corrigido, retirando o nome do criador Eduardo Biagi, anteriormente citado. Em carta enviada à redação DBO, Biagi se pronuncia: “a leitura dessa matéria envolvendo meu nome e da Carpa causou estranheza, uma vez que para mim é um assunto totalmente desconhecido”. 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)