Os consumidores estão cada vez mais atentos a alimentos de origem vegetal e os produtores de proteína animal precisam acompanhar esse movimento. A Nestlé é uma das companhias que vem investindo em produtos plant-based globalmente. No Brasil, entre 2017 e 2019, foram mais de R$ 15 milhões em portfólio à base vegetal, entre amêndoa, aveia, ervilha e arroz.
Os alimentos plant-based constituem parte da alimentação vegana e vegetariana, mas também atendem aos flexitarianos, ou seja, pessoas que seguem uma mudança de comportamento para reduzir o consumo de itens de origem animal. De acordo com pesquisa Ibope (2018) cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que significa algo em torno de 29,2 milhões de pessoas, considerando a base do IBGE. Ainda de acordo com o Ibope, essa população cresceu 75% nas regiões metropolitanas em relação a mesma pesquisa realizada em 2012.
É um mercado em plena ascensão. A oferta de produtos veganos, por exemplo, cresceu 677% no Brasil entre 2014 e 2018, de acordo com dados da Mintel. Nesse contexto, uma das principais tendências são as bebidas vegetais que ais cresceu 76% de 2018 para 2019 globalmente, de acordo com dados Nielsen.
A mais recente novidade da Nestlé é uma extensão da linha Ninho, agora com opção vegetal. A bebida foi feita à base de ervilha e aveia, pronta para beber. No mundo, esse é o primeiro alimento de origem vegetal da Nestlé desenvolvido para o público infantil. Fonte: Ascom.