Nestlé impulsiona o reflorestamento nas Américas para aumentar a absorção de carbono

Saiba por que a medida pode ajudar a transformar a cadeia de fornecimento da empresa, tornando-a mais resiliente

Continue depois da publicidade

A Nestlé anunciou globalmente hoje que plantará pelo menos três milhões de árvores em seus principais locais de fornecimento de matérias-primas nas Américas até 2021. Trata-se da fase inicial de uma iniciativa mais ampla de reflorestamento que faz parte dos planos da empresa para ampliar suas ações na área agrícola e implantar soluções ambientais com o objetivo de aumentar a neutralização. Essa medida ajudará a transformar a cadeia de fornecimento da Nestlé, tornando-a mais resiliente. Também contribuirá para que seu compromisso de atingir emissão zero de gases de efeito estufa até 2050 seja alcançado.

Para tanto, a Nestlé fez parceria com a One Tree Planted (OTP), instituição ambiental sem fins lucrativos com foco no reflorestamento global, para restaurar florestas e proteger o habitat para a biodiversidade.

Juntamente com a OTP e seu parceiro associado, o World Resources Institute, a Nestlé selecionará locais específicos de plantio em que palmeira, soja, papel, café ou coco são cultivados, e onde ecossistemas preciosos, como florestas tropicais, áreas úmidas e turfeiras ou manguezais, podem ser restaurados. Esse processo de seleção contribuirá para os esforços de restauração das paisagens degradadas, protegendo áreas existentes de alto valor de conservação.


A partir de março de 2020, a Nestlé começará a plantar árvores no Brasil e no México. No Brasil, a empresa trabalhará em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, organização não-governamental que atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade. Mais de um milhão de mudas serão destinadas ao Brasil e, por meio da parceria com a Fundação, a Nestlé definirá as localidades para o plantio, considerando as regiões de onde se originam suas principais matérias-primas como café, leite, grãos, etc.

De acordo com dados da Fundação, a Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional em 17 estados, e dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. “Atingir a ambição de neutralizar nossas emissões exige uma transformação na forma de fazer negócios. Juntamente com nossos fornecedores, vamos restaurar biomas e áreas degradadas, melhorar o gerenciamento de nossa cadeia de suprimentos e, como resultado, gerenciar melhor as emissões de gases de efeito estufa. Esse investimento levará ao aumento da biodiversidade e à regeneração de ecossistemas dos quais dependemos nas Américas”, disse Laurent Freixe, CEO da Zona Americas da Nestlé.

“O objetivo não é compensar nossas emissões, mas adotar efetivamente soluções ambientais que estão sendo implantadas como parte do compromisso de nos tornarmos neutros em carbono até 2050. O plantio de árvores não captura simplesmente o carbono, ajuda também a reconstruir florestas e comunidades, proteger a biodiversidade ameaçada, estimular os nutrientes do solo e preservar a água – um conjunto de fatores que ajudam a aumentar a resiliência dos agricultores”, disse Magdi Batato, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Operações da Nestlé.

“O reflorestamento também complementa nosso compromisso de acabar com o desmatamento em nossas cadeias de suprimentos. O combate às mudanças climáticas compreende várias soluções”.

A Nestlé expandirá as atividades de reflorestamento para a África, Ásia e Oceania, com foco em locais de fornecimento de matérias-primas vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas. Fonte: Ascom.
Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: