WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

No “Programa 2 por 1”, a ABCZ aposta na genotipagem da boiada

Saiba por que a entidade quer expandir a quantidade de animais com genotipagem

Ricardo Soares e Larissa Vieira, de Uberaba, MG

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba, MG, quer expandir a quantidade de animais genotipados. Nesta terça-feira, 10 de março, durante o lançamento da 86ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu), evento que ocorre entre os dias 25 de abril a 3 de maio, a entidade destacou o “Programa 2 por 1” para o evento.


“Os criadores poderão usufruir de uma negociação que a ABCZ fez com as empresas de genotipagem, no qual o valor será altamente subsidiado em relação ao preço normal de mercado”, afirma Luiz Antônio Josakhian, superintendente técnico da ABCZ.

De acordo com Josakhian, a cada dois animais em que criador investir em genotipagem, a entidade irá custear o valor de um animal. O número é limitado a 5% da quantidade de animais participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e somente para criadores integrantes do projeto.

O PMGZ é desenvolvido pela ABCZ e contempla todas as raças zebuínas. O programa é conduzido em várias etapas, entre elas: coleta de dados, processamento das avaliações genéticas, divulgação e orientação sobre o uso dos resultados.

Nas últimas décadas,  importantes descobertas na área de análise do DNA tem propiciado a inclusão da informação genômica em esquemas de melhoramento genético. Como é o caso do PMGZ. A precisão na seleção de bovinos geneticamente superiores é importante para alavancar os resultados dos programas de melhoramento genético. A genotipagem, juntamente com a seleção tradicional, acelera esse processo. 

-> Confira a entrevista com Luiz Antônio Josakhian:

-> Veja também o lançamento do “Programa Carne de Qualidade Zebu” da entidade. Clique aqui.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

 

Destaques
Todas playlists

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: