O futuro agrodigital

Manfred Schmid parte da regulamentação da obrigatoriedade do receituário agronômico, agora com assinatura digital, para escrever sobre avanços tecnológicos no campo e novidades em agroinformática.

No final da década de 80, então aluno de Agronomia, acompanhei a regulamentação da obrigatoriedade do Receituário Agronômico na recomendação e comércio dos produtos fitossanitários. O objetivo era documentar a prescrição técnica e evitar o comércio desnecessário. Mas a legislação trouxe muita complexidade ao trabalho agronômico.

Recém-formado, tive o prazer de trabalhar num projeto pioneiro no país, de informatização do Receituário Agronômico. Era uma solução revolucionária, pois 27 anos atrás os computadores eram muito raros, principalmente para os engenheiros agrônomos. A informática evoluiu, e emitir hoje em dia receitas agronômicas utilizando um software virou mandatório, principalmente para garantir qualidade, rapidez e segurança ao processo.

Mas a emissão de receituário agronômico pelo computador tinha um inconveniente: obrigava o engenheiro agrônomo a fazê-lo de um escritório. Usar um software na lavoura só se tornou possível com o lançamento dos computadores móveis, inicialmente laptops e palmtops (muito limitados), que evoluíram em tablets e smartphones. Mas a receita agronômica ainda precisava ser impressa e assinada, e a indústria de informática não conseguiu emplacar nenhuma impressora realmente portátil. Podíamos até fazer o diagnóstico e recomendação no campo, mas tínhamos que voltar ao escritório para imprimir e assinar a receita agronômica. 

A matéria completa está na edição de novembro da Revista Agro DBO. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.