“No mercado de carbono, o Brasil é potencialmente muito mais um recebedor de dinheiro do que pagador”, diz executivo da Bayer CropScience

Eduardo Bastos, diretor de Sustentabilidade para a América Latina, diz que o País deve se preparar bem para a pesada agenda ambiental deste ano

Continue depois da publicidade

Até o final de 2021, o mundo tem uma pesada agenda ambiental em um cenário no qual perduram muitas incertezas trazidas pela pandemia de Covid-19, juntamente com pautas que já faziam parte das discussões políticas em torno do tema. Além da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), programada para o período de 1 a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, estão marcados para maio o Fórum Econômico Mundial, tradicionalmente realizado em Davos, na Suíça, agora transferido para Cingapura, e a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), em Kunming, na China.

Na agenda consta também o Fórum Internacional de Segurança Alimentar, promovido pela ONU.  O Brasil sempre foi considerado uma potência agrícola e ambiental. Em vários outros temas a gente pode discutir, mas não nesses dois”, diz o engenheiro agrônomo Eduardo Bastos, diretor de Sustentabilidade da Bayer CropScience para a América Latina.  “O Brasil tem a obrigação de liderar uma agenda em Glasgow e mostrar que sim, o agro pode ser parte da solução.”


Bastos acredita que com a eleição de Joe Biden e o retorno dos Estados Unidos ao palco global de debates ambientais, o artigo 6 do Acordo de Paris deve voltar à mesa. Ele trata, justamente, das definições de como funcionariam os mecanismos de regulação dos mercados de carbono. “No mercado de carbono, que vai ser super importante para a gente, o Brasil é potencialmente muito mais um recebedor de dinheiro do que pagador. O que  falta são bons projetos para conectar esse dinheiro com a base, aqui no campo brasileiro”, afirma Bastos. O mercado global de carbono movimenta atualmente US$ 214 bilhões.

O executivo participou do programa “DBO Entrevista” nesta segunda-feira (15/2), onde falou também da organização dos produtores, da necessidade de uma maior presença do Brasil lá fora e de como o País tem buscado ferramentas para alavancar os processos mensuráveis de sustentabilidade que podem vir a gerar renda no campo. 

Para ele, o grande desafio é o recurso chegar na mão do produtor final. “Hoje, esse dinheiro está  indo para outras mãos. Para os setores de transporte, o de energia e o industrial”, afirma. “O esforço que a gente tem de fazer como sociedade, como agro, é justamente mostrar que podemos ser parte dessa solução e, portanto, podemos receber uma parte dos recursos.” 

Por isso, siglas como ESG (na tradução do inglês,Governança Ambiental, Social e Corporativa) devem ganhar significado cada vez mais palpável para empresas e produtores. Outro fronte é reconhecimento global do Código Florestal Brasileiro como instrumento de sustentabilidade ambiental e a aceleração de projetos de sequestro de carbono, como já existe para a carne bovina e está em andamento para a soja, além de outras cadeias que devem entrar nessa corrida.

Confira a entrevista completa, abaixo:

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: