Oficina do Senar-RS na Expointer aborda combate ao capim-annoni

Há anos, a planta invasora de pastagens vem causando prejuízos aos pecuaristas de corte do Rio Grande do Sul
O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Naylor Perez

A Embrapa Pecuária Sul, em parceria com o Senar-RS, promove durante a Expointer 2019 a oficina “Capim-annoni: Tolerância Zero”. O pesquisador Naylor Perez é o responsável pela atividade, que tem como objetivo sensibilizar o produtor presente na feira sobre o programa, que foi lançado no mês de maio deste ano.

+Roçadeiras químicas contra o capim-annoni

Vindo da África, o capim-annoni encontrou condições propícias para sua proliferação no Rio Grande do Sul. Há anos, a planta invasora de pastagens vem causando prejuízos aos pecuaristas de corte gaúchos, com perdas de mais de 50% no ganho de peso dos bovinos por área.

“A ação aqui na Expointer dá uma ideia básica dos pilares do programa Tolerância Zero e a metodologia Mirapasto, que é um sistema integrado de recuperação de pastagens, lançado em 2015 pela Embrapa e que tem se mostrado eficaz no combate à praga”, afirma Naylor.

De acordo com o pesquisador, o método Mirapasto propõe o controle de plantas adultas indesejáveis, a correção e manutenção da fertilidade do solo, a introdução de espécies forrageiras de inverno e de verão e o controle da oferta de pasto.

Em parceria com o Senar-RS, o programa está em uma fase de expansão por todo o estado. “Na primeira rodada, em maio, visitamos cinco municípios. Contamos com a parceria dos sindicatos rurais nas atividades, que envolvem mini-curso e seminário sobre os aspectos da produção, custos e benefícios”, explica o representante da Embrapa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: