OUÇA 🎧 | Criadores e técnicos serão ouvidos pelo Mapa na atualização das leis sobre genética animal

Um grupo com 18 representantes das associações foi recebido em audiência pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes

Por Ivaris Júnior

Entidades representantes de criadores de diversas raças domésticas de interesse econômico, como as de produção e trabalho, deram um passo importantíssimo para a atualização da legislação que rege o controle de material genético e outros procedimentos cartoriais.

No dia 13 de junho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, recebeu das associações o “Manifesto Sugestivo”, documento que ressalta a necessidade fundamental da revisão das normas do setor, colocando à disposição para participar do trabalho de atualização, o que foi aceito de prontidão, frente a um setor que responde por 8,5% do PIB nacional.

O ministro Marcos Montes recebeu das associações o “Manifesto Sugestivo” (Foto: Divulgação)

O manifesto entregue entende que a legislação em vigor está “totalmente anacrônica, visto que suas diretrizes fundamentais se baseiam em leis e decretos cinquentenários”.

Esses instrumentos, acrescenta o manifesto, não se “coadunam com a evolução da ciência e não refletem os anseios da sociedade e do mercado atual quanto a aspectos de produção, produtividade, bem-estar animal, sustentabilidade e evolução genética dos animais”.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Itamar Netto, quem provocou o encontro, liderou o grupo de entidades e comemorou os resultados.

Ele destacou a resposta positiva de Marcos Montes e a decisão de dar início aos trabalhos de forma imediata.

“O encontro foi um sucesso e trouxe grandes resultados, pois as associações precisam ser mais participativas e estarem mais próximas do Mapa”, resume Netto.

OUÇA 🎧 o comentário de Itamar Netto

O representante da gigante Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Marcelo Toledo, presidente do Conselho Técnico Deliberativo (CDT), fez questão de frisar o apoio integral da representante de dez raças zebuínas no País e destacou a necessidade de modernizar e desburocratizar trâmites legais dentro do Mapa que acabam por emperrar uma série de atividades corriqueiras dentro da lida com a genética. A ABCZ procedeu mais de 639 mil registros, em 2021.

OUÇA 🎧 o comentário de Marcelo Toledo

Por sua vez, a superintendente técnica da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), Flávia Freitas de Freitas, técnica maior da casa responsável pelos serviços genealógicos de 36 raças de equinos e bovinos e da emissão de quase 73 mil registros, em 2021, também mostrou muita afinação com as demais irmãs e compreensão com as exigências do ministério, órgão que visa proteger a sociedade.

OUÇA 🎧 o comentário de Silvia Freitas

Os diretores e técnicos das associações de criadores vão agora elaborar um rol de sugestões – dos pontos mais emergentes e conflituosos – para submissão ao Mapa.

Desta forma, teremos uma rotina saudável de ajustes necessários na série de procedimentos que carecem ser reformulados”, afirma Celso Menezes, Superintendente Técnico da ABCB Senepol.

O presidente da entidade acrescenta que o Ministério, por meio da Divisão de Registro Genealógico Animal, Coordenação de Assuntos Especiais e Departamento de Saúde Animal, órgãos ligados à Secretaria de Defesa Agropecuária, já convocou as associações de criadores de animais domésticos autorizadas a conduzir o Serviço de Registro Genealógico e Melhoramento Genético, para uma reunião conjunta para tratar da atualização da legislação para essas atividades.

O “Manifesto Sugestivo” teve a colaboração e participação das seguintes associações:

Associação Brasileira de Angus

Associação Brasileira dos Criadores de Bonsmara

Associação Brasileira de Brangus

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Associação Nacional dos Criadores Herd-book Collares

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa

Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil

Associação Brasileira de Criadores de Marchigiana

Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol

Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil

Associação Brasileiras dos Criadores de Zebu

Associação Brasileira de Criadores de Ovinos

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Andaluz Brasileiro

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Bretão

Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Hipismo

Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga

Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Paint

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei

Associação Brasileira de Puro Sangue Lusitano

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Revista DBO | Nova revolução no cocho

VEJA os destaques da edição de agosto e o Especial Confinamento; na capa, com quase nada ou zero volumoso, a chamada ‘dieta fast’ ganha os cochos, melhora o desempenho dos animais e simplifica as operações.

Revista DBO | Nova revolução no cocho

VEJA os destaques da edição de agosto e o Especial Confinamento; na capa, com quase nada ou zero volumoso, a chamada ‘dieta fast’ ganha os cochos, melhora o desempenho dos animais e simplifica as operações.

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.