[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Palhada: as vantagens do plantio direto

Por Fernando Penteado Cardoso – Engenheiro Agrônomo Sênior, Esalq-USP 1936.

A palhada, que são os resíduos vegetais que recobrem o solo, tem como principal função evitar a erosão ao reduzir a velocidade do escorrimento da água excedente, o qual passa a ter menor efeito sobre as partículas de terra, além de dar mais tempo para as águas se infiltrarem no solo.

Outro efeito benéfico é sombrear a superfície do solo atenuando seu aquecimento pela radiação solar, reduzindo a perda de umidade pela evaporação. Esse efeito é importante nos solos tropicais que, geralmente, apresentam baixa capacidade de retenção de água. Nas interrupções de chuva dos veranicos, pode haver sérios prejuízos para a produção, pois tanto a temperatura alta como a falta de umidade podem afetar desfavoravelmente a fauna e a flora do solo, tanto quanto o sistema radicular das plantas.


A palha, ao se decompor, pode vir a retirar nitrogênio do solo, concorrendo com as plantas recém- geminadas, tornando-as amareladas. O problema se resolve aplicando nitrogênio na adubação de “arranque” ou antecipando a cobertura nitrogenada.

A matéria orgânica originaria dos resíduos vegetais constitui a fonte alimentar da fauna e da flora no decorrer dos processos de decomposição, com transformações sucessivas em húmus e outros compostos. A adição anual dessa “palha” poderá, ao longo dos anos e do enriquecimento químico, elevar o nível da matéria orgânica no solo (MOS) a valores satisfatórios, facilmente identificados pela cor cinza escura. Eleva-se a capacidade de retenção de água e de ions. Enfim, eleva-se a capacidade do solo armazenar e liberar água e nutrientes, assim assegurando menores oscilações da produtividade.

O bem sucedido sistema de plantar milho logo após soja proporciona uma boa palhada para a safra subsequente. Essa prática pode ser melhorada pela semeadura de uma braquiária após soja, seja em área total, seja em consorciação com o milho, mesmo quando independente de pastoreio. Proporciona, após dessecação, 4 a 5 t/ha de matéria seca inicial, a qual se decompõe pela metade até a colheita da soja.

O Relatório de 2018 do Projeto “Estado da Arte do Plantio Direto”, executado pelo Rally da Safra, informa:

Notou-se a predominância de resíduos de aveia/trigo na Região 1, de milho nas Regiões 2 e 3 e de milho/milheto na Região 4.

Manter o solo recoberto de resíduos vegetais (palhada) é a prática fundamental para uma agricultura sustentável em regiões tropicais.

Publicado na edição de Nº 106 da Revista Agro DBO.

Clique e Assine a Revista DBO

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print

Veja também:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: