PampaPlus celebra recorde de animais avaliados

Este ano, o programa destacou ganhos significativos no Índice de Qualificação Genética (IQG) de 6% para a raça Hereford, e 7% para a raça Braford

O PampaPlus – programa oficial de avaliação genética da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) – registrou este ano a marca histórica de mais de 11 mil animais avaliados à desmama.

Segundo a coordenadora do PampaPlus e superintendente do Registro Genealógico da ABHB, Natacha Lüttjohann, além de mostrar a expansão do programa, a marca comprova também sua importância dentro da porteira.

“Anualmente, são incorporados novos animais e novas informações ao banco de dados geral do PampaPlus. Este ano atingimos mais de 11 mil animais avaliados na desmama, na geração 2020, de 66 propriedades. Ficamos muito felizes com esse resultado e agradecemos a todos os criadores que acreditam e confiam no programa”, destacou Natacha.

Em atividade desde 2008 e desenvolvido junto a Embrapa Pecuária Sul, o programa busca avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais das raças Hereford e Braford para que se obtenha a predição dos valores genéticos dessas características.

“Este é um importante número para o PampaPlus, pois quanto mais animais avaliados, maior a base de dados e maior a consistência genética e acurácia das avaliações, garantindo ao criador que vai utilizar a avaliação para se orientar, maior confiança e credibilidade”, explica o coordenador do PampaPlus pela Embrapa, Marcos Yokoo

O progresso genético ao longo desses 13 anos de avaliação do PampaPlus é mensurado através das tendências do Índice de Qualificação Genética (IQG) e de seus critérios.

Este ano, o programa destacou ganhos significativos no IQG de 6% para a raça Hereford, e 7% para a raça Braford, tendo a possibilidade de aumentar estes ganhos com a intensificação dos valores gerados pelo programa como critérios de seleção.

As informações são apresentadas no “Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford”, publicado anualmente pela ABHB e Embrapa. Confira o documento completo clicando AQUI.

Fonte: Ascom ABHB

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Revista DBO | Nova revolução no cocho

VEJA os destaques da edição de agosto e o Especial Confinamento; na capa, com quase nada ou zero volumoso, a chamada ‘dieta fast’ ganha os cochos, melhora o desempenho dos animais e simplifica as operações.

Revista DBO | Nova revolução no cocho

VEJA os destaques da edição de agosto e o Especial Confinamento; na capa, com quase nada ou zero volumoso, a chamada ‘dieta fast’ ganha os cochos, melhora o desempenho dos animais e simplifica as operações.

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.