Paraná dá início a projeto nacional de mapeamento de solos

Também serão analisadas informações sobre a vegetação local, especialmente em ambientes ciliares
Foto: Kadijah Suleiman/Embrapa.

O Estado do Paraná começará a implementar, a partir da próxima segunda-feira, 8, o projeto Pronasolos Paraná, dando início ao programa homônimo de âmbito nacional. A iniciativa é inédita e vai ampliar o conhecimento sobre os solos brasileiros, assim como contribuir para subsidiar políticas públicas, embasar iniciativas de agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, segundo nota da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas).

Nesta semana, técnicos do projeto paranaense estão sendo treinados e coletando informações em propriedades rurais da região oeste, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu. O levantamento efetivo será realizado em dois anos e abrangerá grande parte do território paranaense. Participarão do levantamento, nesta etapa, três pesquisadores da Embrapa Florestas, um do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e técnicos contratados pelo Pronasolos Paraná.

Continue a leitura após o anúncio

Além de informações sobre o solo, será analisada também a vegetação local, especialmente em ambientes ciliares (próximos a rios e cursos d’água), de acordo com a Embrapa. O projeto deve preencher uma “lacuna de conhecimento a respeito dos solos paranaenses”, diz a entidade na nota. Os mapeamentos atuais estão em escala de baixo detalhamento e os novos serão feitos em escala 1:50.000 para solos e 1:10.000 para vegetação.

A inclusão de dados sobre vegetação em áreas com rios e nascentes auxiliará, ainda, a incluir ações de preservação em políticas do Estado para o planejamento rural. “O grande desafio da agricultura hoje é a produção de água”, afirma o pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador estadual do projeto, Gustavo Curcio. “Essa produção é feita com solos e vegetação conservados”, acrescenta.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO