PE proíbe entrada de suínos do CE e PI após caso de peste suína clássica

Último caso foi confirmado na sexta-feira, 5 de julho, no município de São João do Arraial

Um novo caso de peste suína clássica no Piauí motivou a proibição da entrada de animais e subprodutos da suinocultura oriundos de regiões do Estado piauiense e do Ceará em Pernambuco. De acordo com comunicado da gência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), a proibição tem prazo indeterminado.

O último caso foi confirmado na sexta-feira, 5 de julho, no município de São João do Arraial-PI. Desde outubro do ano passado, focos da doença têm surgido em diversas cidades do interior desses Estados. Ao todo, já são 63 focos, sendo 47 no Ceará e 16 no Piauí.

Continue a leitura após o anúncio

“Vale ressaltar que desde o ano passado que Pernambuco vem realizando um trabalho de monitoramento nas propriedades que realizam fronteiras com esses estados, equipes de médicos veterinários vem realizando vigilância ativa em propriedades com suínos, cadastrando todas as criações e potenciais pontos de risco, além de fiscalizar juntamente com a polícia militar o trânsito de veículos com animais, seus produtos e subprodutos”, ressalta a Adagro em nota.

Os principais sintomas da doença são falta de apetite, tosse, diarreia e tremores. A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada entre suínos domésticos e selvagens, mas não oferece riscos à saúde humana ou outras espécies.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.