Pecuária mantém PIB-Agro no positivo em 2019

Alta dos preços e maior demanda internacional favorecem o setor, aponta Cepea

Com um resultado positivo de 0,64% acumulado nos sete primeiros meses do ano, o PIB agropecuário do Brasil tem sido puxado pelos bons resultados no setor pecuário. É o que explica análise divulgada nesta quarta-feira, 16 de outubro, pelo Cepea. Segundo os pesquisadores, alguns fatores positivos se sobrepuseram ao aumento dos custos de produção e garantiram o crescimento do PIB pecuário este ano.

+Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2019 deve ser de R$ 606,2 bi

Continue a leitura após o anúncio

“As cadeias pecuárias, vale lembrar, têm sido favorecidas por altas dos preços, reflexo, sobretudo, da demanda internacional aquecida e do bom desempenho das exportações”, aponta a instituição ao destacar o aumento das exportações do setor este ano. “Somado ao avanço dos preços, o volume produzido pelo ramo pecuário também manteve expansão no período, com crescimentos tanto dentro da porteira quanto na agroindústria”, explica o Cepea.

Já no ramo agrícola, a renda média do setor tem sido pressionada pela queda de preços de produtos importantes (como algodão, café, mandioca e soja) e pela elevação dos custos de produção. O cenário só não é pior, afirma o Cepea, devido ao aumento no volume de produção, com destaque para as safras recordes de algodão e milho.

 

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO