OUÇA 🎧 | Pecuaristas revelam o que já têm planejado para 2022

O Portal DBO ouviu quatro produtores de gado de corte pelo País afora sobre as estratégias que estão programadas para a temporada do ano que vem; OUÇA 🎧

Analistas de mercado, representantes de entidades da pecuária, consultores e técnicos agropecuários  são unânimes: o pecuarista deve planejar sua atividade, fazer suas contas na ponta do lápis, antecipar o que for possível para minimizar seus custos e, o mais importante, saber principalmente qual a sua margem muito antes de bater o martelo numa negociação sobre o preço da venda dos animais.

O Portal DBO ouviu quatro produtores de gado pelo País afora. A pergunta foi a mesma: “o que dizem os pecuaristas que já tem planejado a temporada para 2022?”.

Participaram dessa reportagem a paulista Érika Bannwart, da Fazenda do Engenho (Pirajuí, SP), Sérgio Pedrossian Cortada Abrantes, da Fazenda Nova Campina, (Jaraguari, MS), Valter José Pötter, da Estância Guatambu (Dom Pedrito, RS), e Vitor Alves, da NA Agropecuária (Montanha, ES).

Foco no pasto

A atenção às pastagens é o que está tomando grande parte do planejamento para o ciclo 2022 da pecuarista Érika Bannwart.

Foto: Divulgação

“Estou me organizando para melhorar as pastagens, reformando pastos, pois a comida está cara, e o melhor jeito é melhorar a comida via pasto. Isso porque também temos cada vez menos área para a pecuária e menos áreas para arrendar. Aqui na região a disputa é muito grande por áreas de plantio de amendoim, cana e eucalipto”, diz Érika.

Ouça a íntegra as estratégias para 2022 de Érika Bannwart:

Foco no pasto 2

Assim como a Érika, Sérgio Pedrossian Cortada Abrantes faz cria, recria e terminação em confinamento. O pecuarista tem planejado para o próximo ano a melhoria de pastagens e demais investimentos, apesar de toda a volatilidade do mercado.

Foto: David Majella

“A pandemia transformou o mercado das commodities numa volatilidade. O preço da soja foi reajustado, o preço da carne foi reajustado… por outro lado, o preço do adubo mais do que dobrou. Então, muito da matéria-prima que nós utilizamos é precificada em dólar. Essa volatilidade toda requer a atenção do produtor. Estamos tendo bastante cuidado na nossa tomada de decisão e fazendo investimentos. Estamos reformando as pastagens e adubando”, diz Sérgio.

Ouça a íntegra as estratégias para 2022 de Sérgio Cortada:

Menos milho e mais pasto

Para o pecuarista e médico veterinário gaúcho Valter José Pötter, o plano para 2022 é bem claro: diminuir os custos com a produção animal.

Foto: Divulgação

“Nós estamos pensando em diminuir custos. De que forma? Menos grão possível na alimentação dos animais. A apesar de termos pivô, ou seja, cultivar o milho irrigado, a ideia é, sobrando o milho, podemos vender, que é um excelente negócio. Então menos grão possível e mais pasto”, diz Valter.

Ouça a íntegra das estratégias para 2022 de Valter José Pötter:

Plano anual para semestral

Se planejar é preciso, a tarefa tem se mostrado cada vez mais árdua se manter num cronograma anual. Por isso, o pecuarista Vitor Alves, da NA Agropecuária, que termina anualmente sete mil bovinos, passou a planejar a atividade de seis em seis meses. Para 2022, a compra do gado já está nos planos da fazenda.

Nilson e o filho Vitor, da NA Agropecuária (Foto: Renato Villela)

“Para evitar um risco para o nosso negócio, vou tratar agora como um giro de até seis meses, seja a pasto ou confinamento, vou tentar travar estratégias para que eu consiga minimizar os riscos. Insumos, hoje somos autossuficientes no grão, mas fazemos a apropriação de custo com oportunidade de mercado. Vamos comprar animais agora no início das águas pensando um giro, numa visão, de até seis meses. Dentro desses seis meses vamos reorganizar e refazer o orçamento para os próximos seis meses”, diz Alves.

Ouça a íntegra as estratégias para 2022 de Vitor Alves:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Boi-safrinha de cara nova

CONFIRA os destaques da edição de outubro da Revista DBO; na capa, as novidades deste versátil sistema de produção

Boi-safrinha de cara nova

CONFIRA os destaques da edição de outubro da Revista DBO; na capa, as novidades deste versátil sistema de produção

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.