[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Pessoa jurídica e crimes ambientais

Paulo Murilo Galvão, professor de Direito Penal e pós-graduado em Direito Ambiental, fala sobre o risco de dupla responsabilização em crimes ambientais para quem transforma a propriedade em pessoa jurídica

Por Paulo Murilo Galvão – Advogado, escritor, professor de Direito Penal e pós-graduado em Direito Ambiental. É, também, pecuarista em Goiás. E-mail: [email protected]

Venho assistindo um grande número de produtores rurais transformando suas propriedades em pessoas jurídicas (PJ), mas é preciso estar atento às implicações dessa mudança, como a possibilidade de dupla responsabilização em caso de crimes ambientais, sem falar na responsabilização civil e administrativa.

Porém, antes de avançarmos, um questionamento, caro leitor: você já viu alguma pessoa jurídica praticando crime de incêndio, desmatando florestas, poluindo rios, cortando árvores ou mesmo caçando? Sinceramente, eu nunca vi e você também não, porque quem pratica esses crimes são pessoas físicas, que podem ser representantes de pessoa jurídica.

O Direito Penal sempre foi estruturado, pensado, idealizado com base no sujeito ativo ser humano e não em pessoas jurídicas, que são entes irreais, fictícios, meras abstrações, portanto, desprovidas de consciência e vontade, fator este essencial para realização do fato típico (crime). Por que, então, criminalizar a pessoa jurídica? O constituinte assim o quis.

Num único dispositivo (art. 225, § 3º), sem medir as consequências de seus atos, mandou todas as teorias do Direito Penal às favas. Possivelmente deve ter pensado: o Direito Penal que se reinvente por meio de muita engenhosidade e contorcionismo jurídico para superar o insuperável, vencer o invencível, tudo pelo voraz fetichismo de dizer que a Pessoa Jurídica pode também cometer crimes ambientais. E que ninguém ouse discordar disso.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.