PIB da agropecuária no 2º tri supera expectativa, mas é frustrante, diz CNA

"O mercado aguarda o aumento na confiança e, para ter confiança, é preciso passar pelas reformas", disse o coordenador da Confederação

O coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, considerou que a alta de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira no segundo trimestre de 2019 sobre igual período de 2018 supera as expectativas.

+PIB da agropecuária cai 0,4% no 2º trimestre ante 1º trimestre, diz IBGE

Mas, segundo ele, o desempenho setorial ainda é frustrante. “Esperávamos aumento em torno de 0,2% a 0,3%; o resultado é importante, mas ainda é frustrante. O mercado aguarda o aumento na confiança e, para ter confiança, é preciso passar pelas reformas”, disse Conchon ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

“E as reformas não vão resolver sozinhas, é preciso melhorar o ambiente.” Conchon atribuiu a alta do PIB da agropecuária entre os segundos trimestres de 2018 e 2019 à base de comparação mais baixa no período do ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros, e ao aumento da produtividade e produção de lavouras, principalmente do milho e algodão.

“A pecuária, como destacou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), principalmente a bovina, também ajudou e é um indicador antecedente bom para a melhora da economia”, afirmou.

Já a queda de 0,4% no PIB da agropecuária no segundo trimestre sobre o primeiro trimestre de 2019 é normal, segundo Conchon, e fruto da sazonalidade das lavouras. O coordenador da CNA destacou também o crescimento de 5,2% no PIB da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no segundo trimestre na comparação anual e de 3,2% sobre o primeiro trimestre do ano, sinal que os investimentos estão voltando. “Esperamos que seja o começo de uma melhora significativa”.

Após o desempenho do segundo trimestre, a CNA mantém a expectativa de um crescimento de 1% no PIB do País em 2019 e de 0,8% para o desempenho da agropecuária, mas com viés de alta para o setor.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.