Menu
Menu

PIB do agronegócio paulista registra queda de 5,73% em 2018

De acordo com o Cepea, baixa esteve relacionada aos resultados negativos observados tanto no ramo agrícola quanto no pecuário

O produto interno bruto (PIB) do agronegócio paulista retraiu 5,73% em 2018, segundo levantamento realizado pelo Cepea. Os pesquisadores do centro de estudos indicam que a baixa esteve relacionada aos resultados negativos observados tanto no setor agrícola quanto no pecuário – com quedas de 5,68% e 5,97% respectivamente.

Ainda de acordo com o Cepea, apenas o segmento de insumos, impulsionado sobretudo pelas atividades de fertilizantes, máquinas e equipamentos e de alimentação animal e sais minerais, apresentou crescimento em 2018 – de 7,7%. Os demais setores apresentaram reduções de 11% no primário, de 5,6% na agroindústria e de 6,3% nos agrosserviços.

Os pesquisadores do Cepea apontam que as principais pressões sobre o desempenho da agricultura paulista decorreram das quedas no  valor da produção de cana-de-açúcar e laranja, pressionado tanto em preços quanto em volume produção. Por outro lado, os maiores faturamentos para algodão, milho e soja contribuíram para limitar a retração do PIB do segmento em 2018.  No ramo pecuário, o Cepea esclarece que a queda se deve aos preços baixos observados no segmento primário e na agroindústria, resultado sobretudo da demanda interna ainda enfraquecida em 2018.

A nota do Cepea diz também que em 2018 o ramo agrícola manteve-se predominante no Estado, com participação de 82%, enquanto o pecuário foi responsável por 18%. “No geral, o perfil do agronegócio paulista segue marcado pela forte presença dos elos industriais e de serviços e pelas atividades de base vegetal”, finaliza o comunicado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho