[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Planejamento reprodutivo: a hora é agora! – parte 1

Para ajudar o pecuarista a ter bons índices na fazenda, o veterinário Rogério Fonseca e a zootecnista Renata Brandão de Góis, escreveram uma série de três artigos sobre o tema; Confira o primeiro

Estoque de gado tem de ter fechamento mensal.

Por Rogério Fonseca Guimarães Peres – Médico veterinário, com pós-graduação e mestrado em Produção de Ruminantes; e Renata Brandão de Góis – Zootecnista, supervisora de pecuária da Agropecuária Nelore Paranã, e mestranda do programa de pós-graduação em Zootecnia do IF Goiano.

Para conseguir bons índices na IATF (inseminação artificial em tempo fixo) e outros manejos na fazenda, é preciso ter rotina organizada e precisão operacional. Isso somente se consegue com planejamento. Para ajudar o pecuarista nessa tarefa, nos propusemos a escrever uma série de três artigos sobre o tema, com base em nossa vivência em grandes fazendas de pecuária de corte.

Como o tema é extenso, será abordado em três partes sequenciais, a primeira delas publicada nesta edição. Sabemos que as realidades são regionais e não temos a pretensão de definir um único sistema de produção para o País, mas o check-list que acompanha este artigo pode ser uma importante ferramenta para a gestão planejada.

O bom desempenho reprodutivo é fundamental para melhorar os resultados financeiros das propriedades de cria, porém, para se atingir esse objetivo, faz-se necessária uma sequência de eventos gerenciais.

O primeiro refere-se ao fechamento mensal do estoque de gado, também chamado de “mapa de gado”. Consideramos essencial, com base na experiência de campo da Agropecuária Nelore Paranã, o acompanhamento e o fechamento mensal do estoque de gado, não somente para espelhar o resultado na contabilidade, que tem reflexo em todo planejamento estratégico da propriedade, mas também para se ter em mãos um controle interno que permita a apuração dos resultados.

A rotina de fechamento mensal deve ser realizada de maneira a contabilizar todas as saídas (mortes, vendas, transferências para outra fazenda) e entradas (nascimentos, compras, transferências provenientes de outra propriedade) realizadas dentro do mês, por categoria animal, sempre partindo de um estoque inicial. Esse fechamento mensal deve ser realizado pelo capataz, que é a pessoa responsável por contabilizar e movimentar os animais no campo. O objetivo é atualizar o estoque e identificar possíveis diferenças.

São constantes as variações encontradas nos estoques de gado, quando se compara o físico com o contábil nas propriedades. Mesmo assim, essas variações não podem ultrapassar o índice de 0,5%, para todas as categorias. É uma das conclusões a que eu (Rogério Fonseca) cheguei, na condição de diretor de pecuária da Agropecuária Nelore Paranã. Diferenças significativas entre os dois estoques de animais jovens podem ser justificadas pela falha no apontamento de mortes nessa categoria, como em bezerros, por exemplo. Já diferenças significativas em animais adultos podem sinalizar desvios de gado.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.