[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Podemos dar o exemplo de sustentabilidade

A melhoria contínua das boas práticas pecuárias e o selo de sustentabilidade são algumas das ações que auxiliam muito no processo de “descomoditização”; leia o artigo em 'Sabor da Carne'

Peça de Angus com selo de sustentabilidade: mais uma informação para “descomoditizar” a carne bovina de qualidade. Foto: Fábio Kury

Por Sylvio Lazzarini Neto e Dárcio Lazzarini – Respectivamente, diretor geral e diretor do Grupo Varanda Grill, que possui três restaurantes na capital paulista.

A sustentabilidade é um tema que tem sido debatido de forma progressiva nos últimos anos, no mundo inteiro, em todos os setores produtivos. Isto porque desastres ambientais (tornados, incêndios, estiagem, enchentes), causados por mudanças drásticas de temperatura e umidade ‒ no contexto do chamado aquecimento global ‒, têm mostrado que o ser humano está em desequilíbrio com o planeta Terra.

Acúmulo de lixo, falta de reciclagem, emissão de carbono na atmosfera, queimadas ilegais e falta de compromisso de alguns países com o meio ambiente formam o caldo de cultura para esse desequilíbrio. Muitas ONGs e associações pró-ambiente tentam minimizar o problema, mas não dão conta: é preciso que as pessoas e as empresas dêem bons exemplos, mostrem o caminho, inspirem os outros. Isso criaria um sistema autoalimentado, um ciclo virtuoso.

No caso da carne bovina, muitos produtores têm mostrado preocupação crescente com a sustentabilidade produtiva e têm trabalhado para reduzir a emissão de carbono na atmosfera. E várias ONGs apoiam a agropecuária sustentável. Uma delas é a Rainforest Alliance ‒ organização internacional sem fins lucrativos, presente em 70 países ‒, que criou uma aliança para proteger as florestas e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e lutar pela melhoria das condições de vida, inclusive dos trabalhadores rurais.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.