A melhoria contínua das boas práticas pecuárias e o selo de sustentabilidade são algumas das ações que auxiliam muito no processo de “descomoditização”; leia o artigo em 'Sabor da Carne'
Peça de Angus com selo de sustentabilidade: mais uma informação para “descomoditizar” a carne bovina de qualidade. Foto: Fábio Kury
Por Sylvio Lazzarini Neto e Dárcio Lazzarini – Respectivamente, diretor geral e diretor do Grupo Varanda Grill, que possui três restaurantes na capital paulista.
A sustentabilidade é um tema que tem sido debatido de forma progressiva nos últimos anos, no mundo inteiro, em todos os setores produtivos. Isto porque desastres ambientais (tornados, incêndios, estiagem, enchentes), causados por mudanças drásticas de temperatura e umidade ‒ no contexto do chamado aquecimento global ‒, têm mostrado que o ser humano está em desequilíbrio com o planeta Terra.
Acúmulo de lixo, falta de reciclagem, emissão de carbono na atmosfera, queimadas ilegais e falta de compromisso de alguns países com o meio ambiente formam o caldo de cultura para esse desequilíbrio. Muitas ONGs e associações pró-ambiente tentam minimizar o problema, mas não dão conta: é preciso que as pessoas e as empresas dêem bons exemplos, mostrem o caminho, inspirem os outros. Isso criaria um sistema autoalimentado, um ciclo virtuoso.
No caso da carne bovina, muitos produtores têm mostrado preocupação crescente com a sustentabilidade produtiva e têm trabalhado para reduzir a emissão de carbono na atmosfera. E várias ONGs apoiam a agropecuária sustentável. Uma delas é a Rainforest Alliance ‒ organização internacional sem fins lucrativos, presente em 70 países ‒, que criou uma aliança para proteger as florestas e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e lutar pela melhoria das condições de vida, inclusive dos trabalhadores rurais.
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