Porto de Paranaguá terá carregamento recorde de farelo de soja em um único navio

Navio Pacific South carregará 103 mil toneladas do derivado
Navio carrega 103 mil toneladas de farelo no Porto de Paranaguá. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná, em nota. Serão 103 mil toneladas do derivado.

Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação. As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais).

Continue a leitura após o anúncio

O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill. O farelo seguirá para o porto de Amsterdã, na Holanda.

O volume de 103 mil toneladas supera em 13 mil toneladas o recorde anterior, registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, havia carregado 90 mil toneladas de farelo de soja no porto. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior.

Em média, segundo a Portos do Paraná, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO