Porto do Rio de Janeiro movimentou 7,42 milhões de toneladas em 2019

Maiores movimentações foram de contêineres e granéis sólidos
Atracação de navios no Caís do Porto do Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

O Porto do Rio de Janeiro movimentou, no ano passado, 7,42 milhões de toneladas de cargas, alta de 3,4% em comparação a 2018. De acordo com dados divulgados, hoje (14), pela Gerência de Planejamento de Negócios da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), as maiores altas foram registradas na movimentação de contêineres e de granéis sólidos, que subiu 4,7% e 22,3% em toneladas, respectivamente. Segundo a CDRJ, os dois tipos de carga somam cerca de 87% da movimentação total do porto.

O balanço revela que em TEU, do inglês Twenty-foot Equivalent Unit, medida padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner, o Porto do Rio de Janeiro movimentou 370.257 TEU, expansão de 6,5%. Segundo a CDRJ, foi mantida a característica principal de importação e exportação em contêiner cheio, na navegação de longo curso. Cada TEU equivale a 20 pés. Um TEU representa a capacidade de carga de um contêiner marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por oito metros de largura e oito metros de altura.

Destaques

Os dados apurados mostram que o Terminal ICTSI Rio (International Container Terminal Services) movimentou 1,76 milhão de toneladas de carga em contêineres em 2019, o que significa resultado 13,8% superior ao registrado no ano anterior. O resultado foi alavancado pelo aumento de 44,57% em unidades na importação de cabotagem da ICTSI Rio. A ICTSI é uma empresa global de gerenciamento de portos com sede em Manila, Filipinas, que venceu leilão judicial no ano passado para compra da antiga Libra Terminal Rio.

Continue a leitura após o anúncio

A Companhia Docas destacou ainda o bom desempenho da Triunfo Logística, com movimentação total de 2,4 milhões de toneladas em 2019, aumento de 9,4% em relação a 2018. A principal carga movimentada pela Triunfo foi o ferro-gusa, com 1,4 milhão de toneladas no ano passado.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

Leia também

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.