Prazo de carência para trânsito animal pós-vacinação contra febre aftosa é extinto no Tocantins

O produtor rural poderá emitir a GTA e movimentar os animais imediatamente após vacinar e declarar
Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins

O produtor rural do Tocantins não precisará mais cumprir os prazos de carências exigidos após vacinar os animais contra a febre aftosa. A autorização está prevista na Instrução Normativa nº 48, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com isso, assim que o pecuarista vacinar os bovídeos (bovinos e bubalinos) e declarar o ato na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) poderá a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Antes da medida, era preciso cumprir uma carência de 15 dias para os animais vacinados pela primeira vez e sete dias para aqueles que já tinham duas vacinações comprovadas. “É mais um grande passo rumo a retirada da vacinação, além de facilitar a comercialização por parte dos produtores rurais que tinham que aguardar alguns dias para seguir as exigências”, disse Alberto Mendes da Rocha, presidente da instituição.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, a mudança vem agregar no processo de avanço do status sanitário para livre da doença sem vacinação. “Nosso objetivo é seguir todas as diretrizes e acompanhar os progressos. Nesta etapa serão vacinados cerca de 4 milhões de animais com até 24 meses de idade, já com a possibilidade de transitarem com a GTA de forma imediata”, afirma.

Campanha

A segunda etapa da campanha contra a enfermidade ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro. A declaração no Estado foi estendida para até o dia 31 de dezembro. Após vacinar o gado, o produtor deverá procurar a Adapec munido da nota fiscal da compra da vacina e com a carta-aviso preenchida corretamente. É preciso agendar o atendimento para evitar aglomerações, os contatos estão no site www.adapec.to.gov.br.

Fonte: Adapec

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.