Menu

Preço do litro de leite no PR sobe 12% em cinco meses

Na comparação com maio do ano passado, o preço do leite no Estado subiu 16%, aponta Deral

O preço do leite pago ao produtor no Paraná subiu 12% de janeiro a maio deste ano e fechou maio valendo R$ 1,41/litro, conforme boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Comparado a maio do ano passado, o preço subiu 16%.

A valorização do leite no Paraná – e também no Centro-Sul do país – vem ocorrendo em função da menor produção. Alguns motivos contribuem para a queda da oferta, informa o Deral, como o clima instável no primeiro trimestre do ano e as novas instruções normativas 76 e 77 (INs), que exigem melhor qualidade do leite e maior gestão das atividades cotidianas e controle sistemático, por parte do pecuarista, de mastites, brucelose e tuberculose, o que demanda mais recursos.

O abandono da atividade por parte de produtores que não têm condições de investir mais em tecnologia também é apontado pelo Deral como outro motivo para a menor captação de leite. O Deral informa, além disso, que apesar do atual movimento de recuperação de preços e de mercado, os produtores ainda estão receosos em investir.

“Uma melhoria mais sólida e expressiva nas cotações poderá acontecer a curto e médio prazos, com o avançar da entressafra do produto e quedas mais acentuadas na captação.”, avalia a instituição em nota.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho