Preço médio da carne bovina exportada bate recorde

Valor da tonelada de carne bovina in natura vendida em setembro foi de U$4,24 mil

O preço médio da carne bovina exportada pelo Brasil em setembro atingiu seu recorde histórico, segundo acompanhamento realizado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o valor da tonelada de carne bovina in natura vendida em setembro foi de U$4,24 mil, o maior preço já registrado.

O valor ficou 1,6% acima da média de agosto e é 7,4% maior que a de setembro de 2018. A alta dos preços foi puxada pela valorização do produto no mercado chinês, mercado que enfrenta uma crise de desabastecimento após um surto de peste suína africana. Segundo a Abrafrigo, somente o Japão e a Coreia do Sul pagam mais do que a China pelos cortes do dianteiro bovino atualmente. Por outro lado, a evolução nos preços aumentou a concorrência no mercado internacional, fazendo com que o Brasil perdesse para a Argentina a posição de maior exportador de carne bovina a China no último mês.

Queda

Em volume, as exportações totais de carne bovina do Brasil em setembro registraram queda de 19%, segundo o levantamento da Abrafrigo. Foram 145,4 mil toneladas ante 178.489 toneladas no mesmo mês de 2018. Em receita, o recuo foi de 13% na mesma base de comparação, para US$ 607,5 milhões, completando dois meses consecutivos de queda nas exportações.

Continue a leitura após o anúncio

Na avaliação da Abrafrigo, a habilitação de 17 novos frigoríficos para exportação para a China ainda não gerou impacto sobre as vendas internacionais do Brasil. As remessas para o país pela cidade estado de Hong Kong passaram de 289,4 mil toneladas nos nove primeiros meses de 2018 para 252,4 mil toneladas em igual período de 2019 – retração de 12,8%. Já as vendas para a China continental registraram crescimento de 11,2% na mesma base de comparação, para 253,15 mil toneladas.

Diante disso, a Abrafrigo manteve, este mês, uma previsão de crescimento de 6% nas exportações brasileiras de carne bovina. No acumulado do ano, as vendas internacionais brasileiras acumulam alta de 5% em valor, com US$ 4,9 bilhões, e de 10% em volume, com 1,3 milhão de toneladas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)