Menu
Menu

Preço pago ao produtor sobe 4,1% em fevereiro, segundo a Scot

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço aumentou 8,7%, descontada a inflação

O valor do leite pago aos produtores pela indústria aumentou no mês de fevereiro em comparação com o mês anterior. O valor saltou de R$ 1,158 para R$ 1,205, de acordo com dados da Scot Consultoria.

O aumento foi de 4,1%, positivo para quem produz leite, embora o fator que levou a esse aumento tenha sido a retração da oferta, o que acontece desde dezembro de 2018. Os dados dizem respeito à média nacional de 18 Estados pesquisados pelo órgão.

A subida dos preços em fevereiro foi a mais significativa desde o mês de julho de 2018. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço aumentou 15,3% em valores reais ou 8,7% quando descontada a inflação nos últimos 12 meses, medida pelo índice IGP-DI.

A produção teve uma queda de 2,8% em volume em janeiro quando comparado ao mês de dezembro e, na comparação de fevereiro para janeiro, a queda foi de 2,6%, o que provavelmente também pode se estender para o mês de março.

Grande parte dos laticínios localizados nas regiões Sul, Sudeste e Norte acredita que haverá outra alta para o mês de março, mas como os valores dos lácteos no atacado não estão evoluindo no mercado, o efeito pode ser limitado.

Analista da Scot Consultoria reforça que o indicador de custos de produção na pecuária leiteira teve um aumento de 0,8% no mês de fevereiro quando comparado a janeiro. Já ao considerar o comparativo anual, o avanço foi de 9,4%, o que é uma elevação bastante considerável.

Os alimentos energéticos, com maior destaque para o milho, bem como suplementos minerais, produtos para sanidade e combustíveis/lubrificantes aumentaram as despesas, de acordo com a analista.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Sudeste Asiático: que mercado é esse?

Coluna do Scot: Exportações brasileiras de carnes para essa região crescem rapidamente. De cinco anos para cá, as exportações de frango, carne bovina e de carne suína cresceram 32%.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho