Menu
Menu

Precocidade aumenta no Circuito Nelore de Qualidade

Três em cada quatro animais abatidos nas 11 etapas do programa tinham até dois anos de idade
Foto: ACNB

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), celebrou os resultados do Circuito Nelore de Qualidade de 2018, da qual três em cada quatro animais abatidos, tinham até dois anos de idade (0 a 2 dentes). De acordo com a entidade, esse indicador comprova que, cada vez mais, os animais Nelore ficam prontos para o abate mais cedo, com ganhos em qualidade de carne e rentabilidade para o produtor.

No total, 8.852 animais participaram do Circuito, que teve 11 etapas ao longo do ano. Os animais foram abatidos nas unidades dos frigoríficos JBS (Araguaína, TO; Naviraí, MS; Vilhena,RO; e Nova Andradina, MS), Marfrig (Tangará da Serra, MT; Bataguassu, MS; Mineiros, GO; e Nova Xavantina, MT). e Frisa (Colatina, ES; e Nanuque, MG).

Deste total, 6.769 cabeças (76,4%) tinham entre 0 e 2 dentes, ou seja, eram extremamente jovens. O peso e o acabamento de gordura dos animais também foram destaques: 6.224 animais (70,3% do total) pesaram entre 18 e 22 arrobas e 6.106 (68,9% do total) apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme na carcaça.

“Em 2008, portanto 10 anos atrás, 26,6% dos animais avaliados tinham entre 0 e 2 dentes incisivos permanentes. Esse índice triplicou nesse período”, constata Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

“A juventude dos animais é um fator extremamente positivo, e que nos deixa muito satisfeitos. Afinal, se trata de um indicador de melhoria significativa na produção brasileira, comprovando que os neloristas investem em genética, nutrição, sanidade e gestão de qualidade”, ressalta Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB responsável pela operação do Circuito Nelore de Qualidade.

“É importante lembrarmos que a impressionante precocidade constatada na maioria dos animais que participaram do Circuito Nelore de Qualidade 2018 é alcançada sem o uso de hormônios e antibióticos, com pouca ração, e graças à genética e pastagens de qualidade”, destaca André Bartocci, diretor da ACNB.

Vencedores de 2018 – A medalha de ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças do Circuito Nelore de Qualidade 2018 foi conquistada por Adilton Boff Cardoso, da fazenda Segredo (Bataguassu, MS). A medalha de prata ficou com Sandra Maria Massi, da fazenda Santa Bárbara (Ivinhema, MS), e a fazenda Reunidas Baumgart (Rio Verde, GO), de Rolf Gustavo Roberto Baumgart, conquistou a medalha de bronze.

Já no Campeonato Melhor Compra de Boi, a medalha de ouro foi conquistada pela equipe de originação do frigorífico JBS – unidade de Naviraí, MS.

Fonte: ACNB

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho