Primeiros animais da raça Bravon registrados são de Santa Catarina

Três fêmeas e dois machos do plantel de Wanderley Corona foram registrados na ANC
Foto: Divulgação / Fazenda Rio Canoas

Os primeiros terneiros Bravon no livro de registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) são da Fazenda Rio Canoas (Anita Garibaldi, SC): três fêmeas e dois machos do plantel de Wanderley Corona, que começou a trabalhar os primeiros cruzamentos em 2017. 

SAIBA MAIS | Associação muda de nome para integrar a raça Bravon

“Coloquei touros com a linhagem vermelha Brahman em cima das fêmeas Devon PO, para que o gado não fique pintado, eu quero preservar essa pelagem rubi. O meu plantel é todo vermelho, tanto os PO quanto os não PO. Sou pequeno produtor e sempre acreditei muito na raça. São mansos, carcaça excelente, estou bem satisfeito”, conta o criador.

A superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, acredita no potencial da nova raça. “A raça Devon, por si só, já é extremamente bem adaptada e portadora de excelentes características de produção. Isto nos leva a acreditar que o Bravon terá potencial ainda maior para ganhar espaço na pecuária nacional, visto o constante crescimento na demanda por raças sintéticas”, diz a zootecnista.

Lucas Hax, diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) explica o manejo do gado. “É o mesmo do Devon, só que são animais mais rústicos, que suportam condições mais extremas, em termos de endo e ecto parasitas, em termos de calor e também de qualidade de forragem. O Bravon tem vigor híbrido, essa heterose do cruzamento chama a atenção”.

A raça sintética foi reconhecida oficialmente em setembro de 2020 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os cruzamentos entre animais Devon e raças zebuínas, como Nelore, Brahman e Sindi, se espalham desde o Sul do Brasil até regiões mais tropicais, como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.

Fonte: Ascom ABCDB

Fique por dentro das novidades envolvendo bovinos de corte e leite em Raças

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.