Proclaimr 50 recebe aprovação definitiva

O inseticida atua no combate às lagartas de difícil controle, como a Helicoverpa

Nesta última quarta-feira, 29, o inseticida Proclaimr 50, desenvolvido pela Syngenta, obteve o registro federal definitivo, tendo sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para utilização nas culturas de soja, algodão e feijão.

Registrado em mais de 90 países, o produto formulado a partir do benzoato de emamectina torna-se o único do mercado a contar com esta aprovação nacional definitiva. Tido como um aliado indispensável e de eficiência comprovada no combate às lagartas de difícil controle, Proclaimr 50 estará disponível aos agricultores a partir de 2018.

Continue a leitura após o anúncio

Os diversos estudos de instituições como Unesp, Fundação Chapadão e Fundação Mato Grosso, entre outras, realizados em parceria com a Syngenta, demonstram que Proclaimr 50 protege as plantas logo nas primeiras horas após a aplicação, por meio de uma rápida penetração do produto no tecido foliar (ação translaminar). Após a ingestão, o inseticida bloqueia a alimentação das lagartas e as paralisa. “Além disso, o produto é altamente seletivo e possui um amplo efeito de choque e residual”, afirma Aimar Pedrini, gerente de portfólio de inseticidas da Syngenta.

“Benzoato de emamectina é um inseticida bastante esperado no campo devido à sua alta performance no combate a lagartas de difícil controle, com seletividade notável para importantes inimigos naturais”, afirma Geraldo Papa, pesquisador da Unesp. Tratando-se especificamente da cultura da soja, de acordo com o pesquisador Germison V. Tomquelski, da Fundação Chapadão, de Mato Grosso do Sul, "Proclaimr 50 apresentou eficiência acima de 90% no controle da Helicoverpa armigera, sendo então considerado uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas, contribuindo para a expressão de boas produtividades da cultura”.

Tendo recebido classificação de prioridade para registro pelo Mapa, Proclaimr 50 reúne características e diferenciais de atuação que atendem às necessidades de agricultores espalhados por todo o Brasil, que lidam com a ameaça representada pela proliferação de lagartas de difícil controle.

“Estamos muito confiantes nos resultados que Proclaimr 50 entregará no que diz respeito ao controle desse tipo de praga a partir da próxima safra. Ao viabilizar soluções que protegem a produtividade das lavouras, seguimos cumprindo os compromissos assumidos em nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan)”, finaliza Aimar.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO