Menu
Menu

Programa vai pagar por qualidade de animais commodity

Iniciativa da Minerva em parceria com Phibro e Apta-Colina foi apresentada nesta terça-feira, 27

Por Marina Salles

O Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) da Minerva em parceria com a Phibro e a Apta-Colina, foi lançado nesta terça-feira, 27, com a promessa de remunerar melhor o pecuarista por animais commodity. Segundo Luis Ricardo Luz, diretor de operações da Minerva Foods, o boi produzido no Brasil já é bom, mas pode ser melhor, e foi com esse olhar que a empresa decidiu criar o PEC. O objetivo do programa é estimular a produção de animais dentro de um padrão que atenda aos diferentes mercados consumidores dos produtos da companhia, e também beneficiar o pecuarista com um ajuste na política de preços vigente.

Considerando a gama de clientes da Minerva, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, um padrão commodity ideal, para a empresa hoje, está dentro de certos parâmetros, cujos pesos variam, para compor a média ponderada, e também as pontuações (veja abaixo). São eles: idade (com peso de 35%), acabamento de gordura (25%), peso de carcaça (20%) e pH da carne (20%).

O modelo vale para o piloto do programa, que irá rodar de 1° de março a 31 de agosto nas plantas de Palmeiras de Goiás, GO, e Araguaína, TO, e dará prêmios de reconhecimento para os participantes mais bem pontuados. “Num primeiro momento não haverá bonificação [sobre a @] porque queremos avaliar o que esses animais entregam de valor para, aí sim, termos ferramentas para mudar nossa política de precificação e remuneração do produtor”, explicou Fabiano Tito Rosa, gerente de compra de gado da Minerva Foods.

Para Luciano de Andrade, especialista de nicho da empresa, o PEC vem para fazer um raio-X do mercado do boi e da vaca commodity e para, na sequência, definir prêmios compatíveis com a realidade da indústria e do produtor. “Existe uma diferença entre o animal abatido com 24 meses e aquele que é abatido com três anos, e quando o produtor não é reconhecido por entregar um produto de melhor qualidade ele se sente desvalorizado. Mas, hoje, na indústria, não conseguimos ter essa informação lote a lote, e com o PEC vamos conseguir”, afirma. A ideia é identificar que mercados puderam ser atendidos com um animal e outro, em função da idade e dos outros critérios, e pagar ao produtor por essa diferenciação. “Isso gera um efeito em cadeia porque aquele produtor que não recebe a bonificação vai querer se aproximar da realidade do vizinho que recebe, e todos ganhamos com essa padronização”, diz, “incluindo o consumidor”.

A fim de auxiliar o produtor nesse caminho, a Minerva planeja fazer uma comunicação transparente dos resultados das avaliações e visitar as fazendas para levar conhecimento técnico. Nessa etapa, tanto a Phibro como a Apta-Colina terão participação importante.

A adesão voluntária ao PEC já está aberta e pode ser feita pela página do Programa de Eficiência de Carcaça no site da companhia. Para acessá-la, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.