Menu
Menu

Projetos de bem-estar animal recebem investimento

Uma das propostas escolhidas pelo Care4Cattle da Bayer foi a do professor Mateus Paranhos

Em março de 2018, a Bayer lançou sua iniciativa global Care4Cattle, em colaboração com a World Farmers’ Organization (WFO), para reconhecer e apoiar os fazendeiros com pensamento inovador que criaram novas maneiras de melhorar o bem-estar da criação de gado. Três projetos foram selecionados para receber, em conjunto, os 30 mil euros de financiamento do subsídio Care4Cattle.

A iniciativa recebeu mais de 100 propostas de 37 países, destacando como o avanço do bem-estar animal é importante para o progresso contínuo da pecuária. A partir das propostas, um painel de cinco juízes independentes selecionou três projetos (Brasil, Reino Unido e Austrália) com base em sua viabilidade prática e potencial para beneficiar o bem-estar da pecuária.

Melhorando os métodos de desmama

O estudo do professor Mateus Paranhos da Costa sobre os efeitos que diferentes métodos de desmama podem ter no bem-estar dos bezerros de corte foi o segundo projeto selecionado pela iniciativa Care4Cattle. Baseado no Brasil, Paranhos da Costa quer investigar o impacto que diferentes métodos de desmama poderiam ter no estresse que o animal pode sentir. Ao monitorar o ganho de peso dos bezerros ao longo do processo, o estudo analisará o impacto que cada método gera sobre o bem-estar geral do bezerro. Em última análise, a equipe pretende ser capaz de recomendar abordagens adequadas de desmama para o benefício dos animais.

“O método de desmama mais comum nas fazendas de gado de corte no Brasil tem um impacto negativo no bem-estar e produtividade de vacas e bezerros. Com este projeto, nosso objetivo é estudar os efeitos em curto prazo, além de métodos alternativos em longo prazo de desmame no bem-estar de vacas e bezerros e desempenho pós-desmame”, disse Paranhos.

Solução prática para aliviar a dor

A doutora Dominique Van der Saag, da Austrália, foi selecionada pela sua pesquisa sobre novas formas em que os bezerros poderiam autoadministrar analgesia após procedimentos padronizados em determinados momentos de manejos no início da vida que podem causar estresse nos animais. Van der Saag e sua equipe de cinco integrantes criaram uma ideia simples para usar blocos medicinais de consumo oral, permitindo que os animais recebam um nível constante de analgésicos para alívio da dor.

Van der Saag ressaltou a importância disso e disse: “O manejo e o tratamento repetidos de animais podem ser prejudiciais ao seu bem-estar. Portanto, a autoadministração de analgesia, por exemplo, tem o potencial de aliviar a dor prolongada, ao mesmo tempo reduzindo o estresse que esses animais podem sentir”.

Equipar produtores de leite

O terceiro trabalho vencedor foi da The Cattle Lameness Academy, no Reino Unido. Esta equipe de especialistas veterinários educa e promove discussões proativas com os fazendeiros para ajudá-los a lidar com o problema da claudicação no gado. O objetivo é criar uma plataforma de treinamento modular usando vídeos que podem ajudar os agricultores a enfrentar a crescente ameaça de laminites. Essa ferramenta permitirá que os agricultores detectem precocemente os problemas relacionados à claudicação e fornecerá o conhecimento técnico necessário e o suporte prático para resolvê-los.

O Dr. Reuben Newsome, um dos médicos veterinários responsáveis pela The Cattle Lameness Academy, enfatizou a importância de ajudar os fazendeiros a resolverem este problema por meio de treinamento: “O futuro da laminite na pecuária é muito preocupante e tem que mudar. Em benefício da pecuária e do bem-estar e produtividade da fazenda, esperamos fornecer aos agricultores o conhecimento e a experiência para enfrentar e superar o desafio da laminite, portanto, manter seu lugar na pecuária sustentável”.

O membro do júri do Care4Cattle e ex-membro do WFO Board, Ron Bonnett, disse: “com base no número de solicitações recebidas, está claro que o bem-estar animal é de grande interesse e uma prioridade entre os profissionais da pecuária”. Todas as ideias foram muito boas e farão a diferença para melhorar o bem-estar dos animais na fazenda, cada um em seu contexto e ambiente local.

Os três vencedores receberão o subsídio para impulsionar sua pesquisa e inovação, o que é muito importante para garantir altos níveis de bem-estar animal. Dr. Almut Hoffmann, diretor de Marketing de Produtos para Animais de Produção em Saúde Animal, comenta: “Estamos extremamente orgulhosos de que por meio do subsídio Care4Cattle, podemos apoiar inovadores que contribuem para o avanço do bem-estar animal em diversos setores e tipos de doenças. Com esse compromisso contínuo, com inovação e colaboração, podemos fazer contribuições significativas para melhorar o bem-estar dos animais, isso é a coisa certa a fazer”.

O resultado da Bayer Care4Cattle foi divulgado no Future of Farming Dialogue 2018, um evento anual que reúne várias partes interessadas para compartilhar suas perspectivas sobre a agricultura, assim como desafios e oportunidades associados. Para saber mais sobre a iniciativa de subsídio Care4Cattle e os projetos vencedores, acesse go.bayer.com/Care4Cattle.

Fonte: Bayer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho