Quase 25% dos fertilizantes analisados pela Aprosoja são reprovados em teste

Segundo associação, as amostras tinham macro e micro nutrientes em volume abaixo do mínimo indicado
Foto: Reprodução/Internet

Cerca de 23% dos fertilizantes analisados durante o Circuito Tecnológico Etapa Milho, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) entre janeiro e abril, foram reprovados.

De acordo com a associação, os produtos tinham macro e micro nutrientes em volume abaixo do mínimo indicado. Ao todo, foram coletadas 330 amostras de adubos, das quais 256 foram aprovadas e 74, reprovadas.

Na avaliação da gerente da comissão de sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima, o porcentual é alto e mostra que o produtor deve verificar a qualidade dos produtos utilizados no plantio.

Ele deve estar atento e acompanhar a entrega dos fertilizantes na propriedade. Para ajudá-lo, elaboramos folder e informe técnico com todas as orientações“, disse a gerente no comunicado.

As coletas foram feitas de forma presencial, em até dez dias após os produtores receberem os produtos na fazenda para a produção de milho segunda safra. Nos meses de março e abril, em que as práticas de distanciamento social começaram a ser adotadas no País para conter o avanço da pandemia da Covid-19, as coletas continuaram sendo realizadas presencialmente, porém seguindo regras de proteção e higiene e mantendo a distância necessária entre o supervisor de projetos da Aprosoja e o representante da propriedade.

Por meio do Circuito Tecnológico, supervisores do projeto visitam agricultores das diversas regiões de Mato Grosso para coletar fertilizantes e sementes a fim de encaminhar o material para análise em laboratório. Os resultados são entregues ao produtor com um parecer técnico. Os nomes dos fabricantes são preservados, segundo a Aprosoja, já que a função do programa não é condenar ou beneficiar indústrias, mas orientar o produtor quanto à qualidade dos insumos disponíveis no mercado.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)