Queda nas exportações desafiam setor sucroalcooleiro no MS

Estado exportou 27,9 mil toneladas de derivados da cana este ano, queda de 68,4% ante 2018

As exportações brasileiras de açúcar são o principal desafio do setor sucroalcooleiro na safra 2019/20, segundo avaliação da Unidade Técnica do Sistema Famasul. A entidade observa que, em um ano, as vendas internacionais do setor “reduziram consideravelmente”.

De acordo com a Conab, as exportações brasileiras de açúcar em 2018/19 registraram queda de 28,43%, para 19,91 milhões de toneladas. A redução, explica a instituição, já era esperada devido a uma produção mundial recorde.

Continue a leitura após o anúncio

+FCStone estima déficit de 5,7 mi de t de açúcar em 2019/20
+Açúcar: Brasil e China se entendem antes de painel na OMC
+Déficit ou superávit de açúcar em 2019/20?

Para 2019/20, o órgão prevê Brasil deve produzir 31,8 milhões de toneladas de açúcar, avanço de 9,5% ante o ciclo anterior. Desse montante, 49,2 mil toneladas virão do Mato Grosso do Sul – volume muito próximo do observado na safra anterior.

“A produção no setor sucroenergético caminha de acordo com comportamento do mercado, a queda no volume exportado se deve ao atual estoque internacional e a preços menos atrativos. Com isso, nosso volume se destina ao etanol”, explica a economista Bruna Mendes.

Ainda de acordo com Mendes, houve uma mudança no perfil dos importadores de açúcar bruto do Mato Grosso do Sul e redução de suas demandas, a exemplo da Venezuela. No primeiro quadrimestre deste ano, o complexo sucroalcooleiro do Estado exportou 27,9 mil toneladas de açúcar e outros derivados da cana, queda de 68,4% ante igual período do ano passado.

Em nota, o Cepea destaca que a maior disponibilidade de açúcar no mercado interno pressionou as cotações do cristal no mercado físico nos últimos dias. A média do indicador Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, foi de R$ 68,79 a saca de 50 kg na semana encerrada em 24 de maio, queda de 2,53% em relação à semana encerrada em 17 de maio.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO