Queda nos custos de produção não beneficia produtor em MT

O preço do leite pago ao produtor em outubro, referente à captação de setembro, ficou praticamente estagnado

No mês de outubro o Instituto de Economia Agropecuária de Mato Grosso (Imea) contabilizou o custo de produção da pecuária de leite em Mato Grosso do 3° trimestre/19. O custo operacional e o total da atividade leiteira tiveram variações negativas de 0,3% e 0,4%, nesta ordem, ante o 2° trimestre/19.

Segundo o Instituto, isso aconteceu por causa da redução nos preços do touro para reprodução, produtos de ordenha e dos itens de suplementação animal. No caso deste último, a retração no preço da ração foi pautada pelos maiores estoques por parte das revendas, o que pressionou as cotações em momento oportuno, visto que no período seco há maior necessidade de suplementar os animais.

Além disso, a seca neste ano foi mais intensa, o que pode ter aumentado o período e o volume de fornecimento de ração para não comprometer a produtividade das vacas. Logo, a queda nos custos não necessariamente se refletiu em elevação no poder de compra do produtor; do lado da receita, o preço do leite está estagnado.

O preço do leite pago ao produtor em outubro, referente à captação de setembro, ficou praticamente estagnado em R$ 1,08/l. Isso porque a fraca demanda no período afetou as cotações dos principais derivados comercializados no estado.

De acordo com o índice de captação de leite do Imea, a oferta de matéria-prima recuou 2,55% em setembro, reflexo do atraso das chuvas no estado.

O preço da manteiga na indústria aumentou 5,26%, sendo o derivado que mais apresentou valorizações neste ano.

As relações de trocas do leite com semente de braquiária e com ureia aumentaram 0,62% e 0,09%, nesta ordem, devido ao aumento nos preços desses insumos. Isso está associado à maior demanda em virtude da abertura da janela para a manutenção de pastagem, conforme o boletim do Imea.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: