Rabobank: plantel de suínos na China deve cair 50% este ano

Para o ano que vem, a produção pode continuar caindo, entre 10% e 15%, enquanto o rebanho pode se estabilizar ou cair ainda mais

O plantel de suínos na China deve cair 50% em 2019 em decorrência da peste suína africana, o que implicaria redução de cerca de 25% na produção de carne suína do país este ano.

Para o ano que vem, a produção pode continuar caindo, entre 10% e 15%, enquanto o rebanho pode se estabilizar ou cair ainda mais. A projeção foi de Justin Sherrard, estrategista global de proteína animal do Rabobank, em palestra no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs).

Até o momento, ele estima as perdas no plantel do gigante asiático entre 30% e 40%. As perdas em termos de produção de carne suína da China este ano devem ser de cerca de 13 milhões de toneladas. “A China representa cerca de metade da produção global de carne suína. Nas demais regiões produtoras do mundo, não há tempo para aumentar a produção tão significativamente a ponto de o déficit chinês ser preenchido”, disse ele.

De acordo com o estrategista, os preços do suíno no país estão em níveis recordes – cerca de 25 yuans/quilo, enquanto o recorde anterior era de 21 yuans/kg, nível de cerca de dois anos atrás.

Em algumas regiões do país, o preço está ainda mais alto e pode avançar mais. Preços de carne bovina e de frango também estão em níveis recordes ou próximos deles, segundo Sherrard.

Como consequência, ele estima que a produção e o consumo de frango na China nos próximos dois anos tenham crescimentos consideráveis. Alerta, entretanto, para os perigos de biossegurança na avicultura chinesa, caso pequenos produtores de suínos, que têm baixos índices de segurança sanitária, migrem para a produção de frango.

No longo prazo, Sherrard estima que o consumo de carne suína na China tenha queda de cerca de 10%, “podendo ser mais, dependendo de como a doença se desenvolver”. Também no longo prazo, ele vê uma mudança na suinocultura chinesa: menos pequenos produtores e mais produtores grandes, integrados, com desempenho técnico maior e mais segurança.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: