Menu
Menu

Raça holandesa chega à Expointer com mais de 150 animais inscritos

O número expressivo e a genética de alto rendimento eleva a expectativa da Gadolando para o Concurso Leiteiro e os julgamentos de pista
Foto: JM Alvarenga Gadolando Divulgação

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está otimista para a Expointer 2019. O número de exemplares inscritos chega a 155, o que deixa a entidade com uma excelente expectativa. Conforme o presidente da Gadolando,  Marcos Tang, é preciso um alto investimento para levar e manter os animais em feiras, especialmente na Expointer, por ser a mais longa. A Exposição começa no dia 24 de agosto e se estende até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Tang ressalta que o objetivo da associação é ter uma pista de julgamento cheia, demonstrando todo o profissionalismo do produtor de leite, embora “se saiba que o mercado de leite, a cadeia leiteira, estão vivendo um momento conturbado”. O dirigente salienta que será um momento de troca de ideias, de apresentar ao público a genética de alto rendimento da raça holandesa. “Queremos ter uma pista cheia de animais e público para confraternizarmos com os nossos criadores. Também será a oportunidade de fazer os registros dos animais para fortalecer ainda mais a todos nós, produtores de leite”, conclama.

A programação do gado holandês na Expointer tem início nos dias 21 e 22 de agosto com a entrada dos animais no parque. No sábado, dia 24 de agosto, ainda haverá a admissão de animais com a conferência de dados, medição e pesagem. No domingo, dia 25, à noite, será feita a esgota para as vacas do Concurso Leiteiro, cujo resultado da Grande Campeã ocorrerá na terça-feira, dia 27 de agosto, com o tradicional banho de leite dos criadores que tiveram seus animais premiados.

Os julgamentos de pista da raça holandesa ocorrerão na quarta-feira, dia 28, quando será conhecida a Campeã Fêmea Jovem, e na quinta-feira, dia 29 de agosto, no Concurso das Categorias de Vacas, quando será anunciada a vaca Grande Campeã dessa edição da Expointer. Conforme Tang, é o momento de ver o gado holandês desfilar qualidade. “Os criadores têm bastante interesse para ver os animais desfilarem com úbere cheio e acompanhar os comentários do juiz”, afirma o presidente da Gadolando, destacando que nesse ano os julgamentos da raça holandesa serão realizados por um juiz internacional, de grande qualificação. Trata-se do norte-americano Pat Conroy, conhecido como “Cowboy”, e que ultimamente vem julgando as maiores feiras do mundo.

Na sexta-feira, dia 30 de agosto, ocorrerá a final do Exceleite 2018/2019, com o anúncio da Grande Campeã Suprema. Tang explica que a vencedora soma os pontos do Concurso Leiteiro, julgamento de pista de três exposições: uma do interior, a Expoleite e a Expointer. O criador vencedor será premiado com um veículo zero quilômetro.

A programação do sábado, dia 31 de agosto, será  dirigida ao jovem criador. Estão previstas palestras sobre a criação correta das terneiras, das vacas holandesas, assim como o preparo, o trato dos animais e como eles devem ser apresentados em pista. “Depois vamos realizar o Concurso o Jovem Puxador, onde as crianças apresentam os animais, geralmente terneiras, mas que não visa encontrar um vencedor, mas sim um aprendizado”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho