Rally da Safra: Produção de milho safrinha deve bater recorde

Plantio adiantado e boas condições climáticas devem garantir uma produtividade de 100,9 sacas por hectare

A produção das lavouras de milho safrinha em 2019 deve alcançar 74, 6 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 17 de junho, pela Agroconsult durante coletiva de imprensa.

O aumento da área plantada juntamente ao plantio antecipado da safra e às condições climáticas favoráveis durante todo o período de desenvolvimento das lavouras foram fatores que contribuíram para o cenário ideal para o milho.

No Mato Grosso, a antecipação da colheita da soja – tanto pela semeadura precoce quanto pelo encurtamento do ciclo das lavouras – permitiu o plantio antecipado do milho safrinha. A produtividade para a safra 2018/19 está prevista em 115 sacas por hectare – ante 99 sacas na safra 2017/18.

“Chuvas em bom volume e bem distribuídas contribuíram para o ótimo desenvolvimento das lavouras, inclusive as mais tardias. Também foi observado um aumento considerável na população de plantas e peso de grãos”, frisa André Pessôa, diretor da Agroconsult e coordenador geral do Rally da Safra.

O clima favorável à produção também foi percebido pelos produtores do Mato Grosso do Sul e do Paraná. O início do plantio de milho foi antecipado em 30 dias, se estendendo até o final de março devido ao ciclo de desenvolvimento da soja encurtado pela seca, que quebrou a produção.

A produtividade para o MS deve alcançar 91 sacas por hectare na safra 2018/19 – ante 61 sacas na safra 2017/18. Já no Paraná, a produtividade deve chegar a 98 sacas por hectare na safra 2018/19 – no período 2017/2018 a produtividade ficou em 71 sacas por hectare.

Diante deste cenário, a produtividade das lavouras brasileiras de milho segunda safra apresentaram um salto: 100,9 sacas por hectare no ciclo 2018/19 ante 78,3 no ciclo anterior. A área plantada cresceu 7%, alcançando 12,3 milhões de hectares e a produção aumentou 38% – foram 54 milhões de toneladas na safra 2017/2018.

Em relação a produção total de milho, foi alcançado 101,2 milhões de toneladas, contra 80,8 milhões de toneladas na safra 2017/2018 – elevação de 25%.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: