Rebanho bovino brasileiro encolheu 0,7% em 2018

Em 2017, o rebanho bovino já tinha diminuído 1,5% ante 2016

O Brasil tinha um rebanho de 213,5 milhões de cabeças de bovinos em 2018, uma queda de 0,7% em relação ao ano anterior, segundo o levantamento Produção da Pecuária Municipal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, o rebanho bovino já tinha diminuído 1,5% ante 2016.

+ILPF puxa produtividade pecuária e achata produtor menos tecnificado
+Abate de bovinos sobe 3,5% no 2º trimestre de 2019, aponta IBGE
+Em três décadas, idade média de abate de bovinos caiu 40% no Brasil

A redução no número de animais no ano passado é explicada por um aumento no abate de cabeças de gado. O Brasil alcançou volume recorde de exportações de carne bovina em 2018, apontou o IBGE. “Ao longo do ano a atividade pecuária foi impactada pelo aumento nos custos de produção, relacionado principalmente ao custo da alimentação dos animais, pela greve dos caminhoneiros, que dificultou a manutenção, bem como a entrada e a saída de produtos e de animais das propriedades, além de barreiras comerciais à importação das carnes brasileiras”, acrescentou o IBGE, em nota.

Mato Grosso mantém a liderança na criação de bovinos desde 2004, responsável por 14,1% de todo o rebanho nacional, 30,2 milhões de cabeças. Já o município com a maior quantidade de bovinos fica no Pará, São Félix do Xingu, com 2,3 milhões de cabeças. Em segundo lugar figurou Corumbá, em Mato Grosso do Sul, com 1,8 milhão de cabeças, seguido por Ribas do Rio Pardo (MS), com 1,1 milhão de cabeças, Cáceres (MT), também com 1,1 milhão de animais, e Porto Velho (RO), com 1 milhão de bovinos. Dos 26 municípios brasileiros com os maiores rebanhos de bovinos em 2018, 15 estavam na Região Centro-Oeste e 11 na Região Norte.

O Brasil tem o segundo maior rebanho e é o principal país exportador de carne bovina em todo o mundo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: