Menu
Menu

Recriador com menos poder de compra em SP

Valorização da reposição sobre o boi gordo tem deixado a atividade menos atrativa no Estado

O mercado de reposição segue sua trajetória de alta e as cotações já acumulam valorização de 2,1% desde o início de julho. Na comparação semanal, na média de todas as categorias de machos, fêmeas e estados pesquisados pela Scot Consultoria, as cotações subiram 0,2%.

As cotações de reposição estão subindo mais que o boi gordo. Considerando a praça de São Paulo como exemplo, a média da arroba do boi gordo está 2,4% maior do que em agosto. Já para o bezerro de desmama ([email protected]), na mesma comparação as cotações estão 3,5% maiores.

Com isso, o poder de compra do recriador diminuiu. Atualmente, em São Paulo, são necessárias 8,01 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro de desmama. Há um mês eram necessárias 7,93.

O que vale a atenção é que apesar da queda momentânea no poder de compra do recriador, o cenário para o médio/longo prazo pode trazer boas oportunidades.

Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no primeiro semestre de 2018 houve um incremento de 7,9% no volume de fêmeas destinadas ao abate em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, o volume de fêmeas abatidas está crescendo desde 2017 e, consequentemente, devemos ter menor oferta de bezerros já a partir de 2019/2020.

Se esta menor oferta de bezerros se confirmar, as cotações devem se valorizar.

Além da oportunidade de ainda aproveitar o “mercado atrativo” para a compra da cria em 2018, há ainda a possibilidade de valorização da arroba dentro do próprio sistema, uma vez que o bezerro comprado hoje deve ser vendido como boi gordo provavelmente em um momento de ciclo de alta de preços para a arroba.

Fonte: Scot Consultoria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.