Livre de Parasitas!

A recria vive um processo de transformação. Pressionada pela engorda intensiva e pela demanda do mercado por animais cada vez mais jovens, essa etapa da criação, antes negligenciada, deve ser eficiente (proporcionar maior ganho) e rápida (mais curta). Para auxiliar o produtor a acelerar a recria e melhorar sua produtividade em arrobas/ha, a DBO lança o projeto Recrie Bem, com patrocínio do Trucid. Para você aprender como montar o protocolo sanitário para que os bezerros recém-desmamados alcancem melhor desempenho nós liberamos gratuitamente o conteúdo do especial que vem sendo publicado na edição impressa e digital da Revista DBO. Confira.

bezerro_recriebem5
preencheta

Protocolo personalizado

A elaboração de um protocolo sanitário deve levar em conta as particularidades de cada região, bem como o histórico de doenças na propriedade. A partir daí é que se estabelecem as estratégias preventivas (vacinação, vermifugação, controle de ectoparasitas) e se identificam os fatores de risco sanitário.

Principais enfermidades e modo de controle:

Clostridioses: grupo de infecções e intoxicações causadas por bactérias do gênero Clostridium. Altamente letais, compreendem doenças como o botulismo e o carbúnculo sintomático ou “manqueira”.
Prevenção: vacinação.

Tristeza Parasitária Bovina: complexo de doencas (babesiose e anaplasmose) transmitidas pelo carrapato. Pode levar à morte e, por esse motivo, deve ser tratada rapidamente.
Prevenção: controle do carrapato e quimioprofilaxia.

Parasitas:

Carrapato: prejudica o desempenho dos animais e transmite doenças.

Controle: aplicação de carrapaticidas de modo estratégico, de acordo com a região.

Berne: ectoparasitose causada pela larva da mosca Dermatobia hominis, causa dor e incômodo, prejudicando o desempenho animal. Pode favorecer o aparecimento de miíases (bicheira).

Fatores de risco

Tão importante quanto prevenir as enfermidades com a vacinação é evitar expor os animais à contaminação. Os “fatores de risco” podem estar dentro ou vir de fora da propriedade. Portanto, atenção!

mao_atenção

• Carcaças a céu aberto

O Clostridium botulinum, microrganismo causador do botulismo, prolifera em carcaças em decomposição. Remova as carcaças de animais mortos, incinere-as, se possível, e enterre em áreas onde os demais não tenham acesso.

• Manejo inadequado

Pancadas são causas predisponentes para a ocorrência do carbúnculo sintomático, uma vez que a contusão provoca condições de anaerobiose ideais para o desenvolvimento do Clostridium chavoei, responsável pela
doença. Além disso, o estresse causa queda na imunidade.

• Animais de compra

Animais submetidos ao estresse da viagem e à adaptação ao novo ambiente têm maior risco de desenvolver doenças infecciosas. Mantenha-os em observação isolados em piquete restrito por um período de tempo (quarentena).

Verminoses são “sócias indesejáveis” do produtor

As verminoses constituem um dos principais problemas para bezerros recém-desmamados. Sorrateiras (nem sempre apresentam sinais clínicos), são como “sócias indesejáveis” do produtor, pois levam boa parte do desempenho do animal.

Vermifugação estratégica

Preconiza o uso racional de vermífugos em determinadas épocas do ano. Baseada na epidemiologia dos vermes, tem por objetivo reduzir a infestação nas pastagens e, consequentemente, a carga parasitária no animal. É a forma de controle de melhor custo x benefício para as verminoses.

olho na pesquisa

Estudo conduzido pela Universidade Federal do Mato Grosso mostrou que bezerros tratados contra a verminose antes da desmama ganharam 9 kg/cab a mais do que os não tratados.

Calendário sanitário sugerido

Doença

Quando vacinar

Revacinação

Febre aftosa

Segundo calendário oficial

-

Brucelose

Somente fêmeas dos 3 aos 8 meses de idade.

Não há

Clostrioses Desmama Semestral

Desmama

Semestral

Raiva

De acordo com o órgão de defesa do Estado

Anual

Vermifugação

Maio, agosto e novembro

Controle de ectoparasitas

Estratégico, de acordo com a região.

Trucid ®

Trucid500mL

A evolução da doramectina. Controle eficiente de verminoses, carrapatos, bicheiras e bernes.

Bayovac ® Clostridioses

Clostridioses

Proteção contra carbúnculo sintomático, gangrena gasosa e enterotoxemias.

Catosal ®

Catosal

Energia e alta performance. Reduz o estresse e melhora o ganho de peso dos bezerros após a desmama.

Preencha o formulário e baixe agora o PDF

Material disponível na edição de Julho da Revista DBO

Página

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: